A Portofer Transportes Ferroviários Ltda – consórcio formado pela Ferroban e Ferronorte, empresas ferroviárias que administra a malha do Porto de Santos/SP por concessão da Codesp pelo prazo de 25 anos – se prepara para atender a demanda prevista para 2004 e inicia a remodelação das linhas ferroviárias do cais santista. Serão trocados 22 mil metros de trilhos, 3000 dormentes de madeira, além de outros materiais de fixação.
Desde o começo de sua administração, em julho de 2000, a Portofer vem conquistando recordes e contribuindo para a expansão do Porto de Santos, com o aumento da participação das ferrovias na movimentação de carga no cais. Antes da privatização, o modo ferroviário movimentava 5,3% do volume do porto. Em 2003 esta participação subiu para 16,2%, o que corresponde a 8,3 milhões de toneladas transportadas.
Também contribuiu para este bom resultado, a significativa redução no tempo de permanência dos vagões no porto. Antes da gestão da Portofer um vagão demorava, em média, 92 horas para descarregar. Hoje um vagão é liberado em 28 horas.
Para 2004, a direção da Portofer acredita que aumentará em 50% o volume transportado em relação a 2003, o que significará movimentar este ano aproximadamente 12 milhões de toneladas, contribuindo decisivamente para a expansão do Porto de Santos.
Portofer – tem 90 km de linhas férreas que abrangem a margem esquerda do Porto e a margem direita, que vai desde o Valongo até o corredor de exportação – atende 24 terminais, sendo 19 da margem direita e cinco da margem esquerda.