Projeto começa a ser testados nos principais terminais nesta segunda

A partir desta segunda-feira (22/04) o Governo Federal passa a testar um novo projeto nos portos brasileiros. Trata-se do “Porto 24h” da Secretaria Especial de Portos (SEP), cujo objetivo é que os serviços federais essenciais para o funcionamento do complexo portuário funcionem 24 horas por dia, agilizando a liberação de cargas, embarcações e veículos nos portos.

O anúncio foi realizado na sexta-feira (19/04) pelo Ministro dos Portos, Leônidas Cristino que, na ocasião, afirmou que a ferramenta ajudará a desburocratizar o sistema portuário brasileiro. Segundo o chefe da pasta, as equipes de fiscalização dos diversos agentes do sistema – como Anvisa, Vigilância Sanitária, Polícia Federal, Ministério da Agricultura, entre outros – estarão em plantão.

O projeto passa a funcionar, em caráter experimental, a partir de hoje nos portos de Santos, Rio de Janeiro e Vitória. A partir do dia 3 de maio, o programa entra em funcionamento em Paranaguá, Suape, Rio Grande, Itajaí e Fortaleza.

Estes portos foram definidos dentro das discussões da CONAPORTOS, levando em consideração a representatividade no volume de carga e veículos, bem como do amadurecimento das integrações tecnológicas já implementadas.

Com a criação do Porto 24h, está previsto a redução de custo em média de 25%. Segundo levantamentos da SEP, os principais custos envolvidos em operações logística ineficientes estão associados a atrasos de liberação por falta de capacidade logística, que geram filas e imobilizam ativos como navios, trens, caminhões e mesmo infraestruturas que ficam ociosas aguardando procedimentos burocráticos.