O presidente da Ford, Marcos de Oliveira, irá ministrar a palestra de abertura do Simpósio SAE BRASIL – Tendências na Indústria Automobilística, em 3 de setembro, no WTC Hotel, na capital paulista. Na ocasião, o executivo irá apresentar o ponto de vista da montadora sobre os novos cenários para a indústria automobilística global e também para o Brasil, que se prepara para bater novos recordes históricos de produção e vendas em 2007.

Marcos de Oliveira deve analisar em sua apresentação os desafios enfrentados pelo Brasil diante da concorrência internacional que se avoluma e bate às portas do País, tema central do simpósio. A exemplo dos concorrentes, a Ford demonstra uma série de iniciativas para elevar sua competitividade no Mercosul, como a fábrica de Camaçari, na Bahia, que se tornou empreendimento de referência para a corporação globalmente.

Recentemente, a Ford divulgou que o Brasil abriga um dos cinco principais centros de desenvolvimento da companhia e ganha importância na criação de novos veículos, com a duplicação do departamento de Engenharia em Camaçari. Além disso, a montadora prepara o lançamento de um carro compacto para disputar o mercado de entrada no Brasil e aproveita o renascimento do Mercosul Automotivo para estimular a produção na fábrica Argentina, com investimentos de US$ 160 milhões.

Outro palestrante convidado é Larry Burns, vice-presidente global de Desenvolvimento e Pesquisa e Planejamento Estratégico da General Motors Corp, que fará o encerramento do simpósio com o tema sinergia da eletrônica, propulsão, materiais e telemática. A programação completa pode ser obtida no site: (www.saebrasil.org.br).