A Scania acaba de  apresentar mais uma solução que reforça o seu compromisso de liderar a sustentabilidade no transporte de cargas. Trata-se do seu primeiro caminhão elétrico para o mercado nacional, que será apresentado oficialmente durante a Fenatran, que será realizada entre os dias 4 e 8 de novembro, em São Paulo. O 30 G 4×2, direcionado ao segmento urbano e regional, é equipado com dois pacotes de bateria de 208 kwh cada, totalizando 416 kWh. A autonomia é de 250 km – com uma carga de bateria -, a potência é de 300 kw o equivalente a 310 cv com torque de 1.150Nm e a capacidade máxima de tração (CMT) é de 66t.

WhatsApp Image 2024 10 16 at 16.32.43 2O diretor de vendas de soluções da Scania operações comerciais Brasil, Alex Nucci, explica que as vendas serão iniciadas na Fenatran porém, os veículos começarão a ser entregues somente no primeiro semestre de 2026. O executivo adiante que existem algumas unidades em negociação em cinco diferente clientes.

Além do elétrico, a fabricante destacou o seu mix de produtos sustentáveis como os veículos a gás e a linha Super movida a 100% de biodiesel puro (B100) nas configurações de 500cv 2.650Nm para o modelo 6×4, e o 460 cavalos com 2.500Nm para o modelo 6×2, com redução de até 77% nas emissões de CO2, do poço à roda. Durante a Fenatran será possível conhecer o modelo B 100 exposto será o 500 RH 6×4 Super.

Simone Montagna
WAGNER MENEZES

“Estamos seguindo mais um passo do nosso compromisso de liderar a transição para um sistema de transporte mais sustentável, firmado globalmente em 2016. O transportador brasileiro terá em suas mãos o mais amplo portfólio sustentável do mercado”, afirma Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil.

Atualmente, o mix sustentável da Scania é composto por gás comprimido (gnc), gás liquefeito (gnl), biometano e biodiesel B100. “Neste momento, a nossa visão é que o elétrico atenda as distâncias urbanas e regionais de até 250 km no hub a hub logístico (produtos mais perecíveis) e na última etapa da entrega da carga (last mile). Já o gás natural e o biometano sejam usados nas rotas de 200 a 600 km (médias distâncias), e o diesel, o gnl e o biodiesel – fomos os pioneiros a ter o caminhão com B100 – utilizados nos trajetos de longas distâncias acima de 600 km”, explica Nucci.

Scania amplia oferta de semipesados

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De olho em uma nova fatia de mercado, a Scania ampliou a sua oferta de veículos semipesados com o lançamento de dois modelos, direcionados para o segmento urbano e regional. São eles o P 280 6×2 e o P 250 4×2, ambos com motor de sete litros. “Agora nós completamos o nosso portfólio com os modelos 4×2 e 6×2. No segmento de semipesados, a Scania concorre na faixa entre 250 até 320 e 330 cavalos. Nossos veículos vêm para buscar um mercado que hoje representa algo em torno de 5 a 7 mil unidades por ano nessa faixa de potência”, destacou Nucci. 

WhatsApp Image 2024 10 16 at 16.32.43 1Os novos caminhões são equipados com motor de sete litros e tem duas potências 250cv com torque de 1.100Nm (4×2) e 280cv com torque de 1.200Nm (4×2 e 6×2). A transmissão G25 automatizada com 14 marchas, incluindo uma marcha Overdrive, que, segundo a fabricante, permite aproveitar melhor a inércia, resultando em economia de combustível. “Essa caixa já é conhecida do 460 R Super. Vale destacar que somos os únicoa a oferecer marcha overdrive nesse segmento. Lembrando também que esse motor é mais leve e econômico, tanto no que se refere a consumo de combustível quando manutenção”, explicou Rodrigo Arita, gerente de Portfólio de Produtos da Scania Operações Comerciais Brasil.

Arita destaca também que o P 280 6×2 conta com suspensão a ar na traseira, permitindo ajustar a altura do baú em relação à doca que traz mais conforto operacional ao motorista. “A redução do peso da tara do caminhão em 600 quilos aumentou a capacidade de carga em aproximadamente 7%”, disse. 

Scania mira mercado da construção civil com o Light Construction

WhatsApp Image 2024 10 16 at 16.37.56 1A Scania apresentou também mais um produto para o segmento de vocacionais focado no segmento de construção civil. O P 280 6×4 XT chega com motor de 7 litros, 280 cavalos de potência, torque de 1.200Nm, PBT técnico de 28,5 toneladas ( sendo 21 ton e no eixo dianteiro de 7,5 ton) e capacidade máxima de tração (CMT) de 150t. Denominado Light Construction o veículo chega para atender as aplicações mais leves do setor da construção civil no trabalho como caçamba de 14 metros cúbicos, munck, caçamba roll-on e roll-out (o chamado sistema hidráulico ‘tipo gancho’) e bomba de concreto. O chassi é reforçado com longarinas duplas operações mais pesadas, a suspensão é a mola, o eixo tem redutor nos cubos e a caixa de transmissão é a G25.

 

WhatsApp Image 2024 10 16 at 16.32.43 3“Estamos falando de um segmento que hoje, se somarmos os veículos de 280 a 300 cv, mais os de 360 cv, temos um mercado de quase 10 mil caminhões, que cresce entre 2% e 3% anualmente. (2:51) E nós estamos trazendo uma versão desenvolvida para trazer muita velocidade, produtividade e eficiência. É um mercado que consome caminhões com implementos basculante, betoneira e que circulam nas cidades ou mesmo no suporte às aplicações fora de estrada mais amplas”, diz Luciano Piccirillo, gerente de Vendas de Soluções Off-Road da Scania Operações Comerciais Brasil. 

Scania tem três novidades voltadas a segurança dos caminhões rodoviários

A Scania passa a oferecer três novas tecnologias voltadas, principalmente, para a segurança dos caminhões. São elas o rastreamento, nova arquitetura digital e painel digital. Além de mais três lançamentos dentro do guarda-chuva ADAS. “A arquitetura vai além do painel digital, nós temos agora novos desenvolvimentos de módulos e chicotes, software e funções eletrônicas. Todos os caminhões a partir de abril de 2025 saem de fábrica com essa nova arquitetura”, explicou Arita. 

Em relação ao painel de instrumentos digital ele oferece dois modos de visualização o completo e o minimal. Na versão completa, apresenta informações intuitivas sobre o caminhão e o implemento, enquanto o modo minimal, inspirado na aviação, exibe apenas as informações essenciais para a operação. Indicado, principalmente, para as viagens noturnas, para o motorista manter o foco na direção. As opções de multimídia são sempre touchscreen, disponíveis em duas versões de 10,1” ou 12,9”, e contam com botões físicos para maior praticidade. Outro destaque é o novo módulo de telemetria C400, que substituirá o C300, oferecendo mais capacidade de processamento e suporte para o 5G, e mais velocidade e cobertura na transmissão de dados. Dentro desta nova arquitetura eletrônica, uma das funções mais inovadoras é a atualização Over The Air, que permite atualizações remotas sem a necessidade de deslocamento até a concessionária Scania. 

Se tratando do sistema Adas foram feitas melhorias. Entre elas nos sensores ativos que previnem acidentes como o Sistema de Monitoramento de Atenção do Motorista (de série), nos Sensores e Assistentes de Ponto Cego e Usuário de Estrada Vulnerável – Lateral (opcional) e no Sistema de Monitoramento da Pressão dos Pneus (opcional). 

A nova interface permite a instalação de rastreadores e câmeras diretamente na fábrica, na concessionária ou conforme a necessidade do cliente. Isso reduz significativamente o tempo de mobilização dos caminhões, que muitas vezes precisam esperar por técnicos para a instalação e ativação dos equipamentos. “De fábrica, oferecemos um pacote que comporta até cinco câmeras: duas laterais, uma frontal gravando tudo o que acontece, uma interna na cabine e uma “olhando para o motorista” para o seu monitoramento na condução. Além disso, o sistema de rastreamento dispõe das antenas satelital e também GPRS, a mesma das tecnologias 4G e 5G dos celulares, para garantir a cobertura total. Com essas inovações, é possível proporcionar muito mais disponibilidade da frota, pois o caminhão sai pronto para a operação. É uma solução completa”, diz Arita.