A Scania aproveita sua participação na Fenatran para expor toda a sua linha de produtos para o segmento de semipesados e pesados. Além disso, apresentou mais uma solução que reforça o seu compromisso de liderar a sustentabilidade no transporte de cargas. Trata-se do seu primeiro caminhão elétrico para o mercado nacional, o G 30 G 4×2, direcionado ao segmento urbano e regional, equipado com dois pacotes de bateria de 208 kwh cada, totalizando 416 kWh e autonomia 250 km.
Confira matéria completa dos lançamentos da Scania
Um dos destaques da fabricante no evento é o lançamento do modelo Performance G-Line 370, nas versões 4×2 e 6×2, numa adesivagem especial para a feira, e que continuará a venda após o evento. O veículo vem equipado com a cabine GH, motor de 13 litros, com potência de 370 cavalos e torque de 1.900Nm em baixas rotações, faróis no teto, defletor de ar e geladeira e é voltado para o voltado a operações rodoviárias de longa distância. De acordo com Gentil, este modelo com Cabine G reforça o compromisso da Scania em atender ao segmento de entrada com veículos que oferecem alto valor agregado, mantendo os padrões de confiabilidade, conforto e segurança que caracterizam a marca. “A Scania visa consolidar seu crescimento ao disponibilizar um modelo que preenche a lacuna de clientes que precisam de um caminhão robusto e eficiente, mas que não chegam a optar pelos modelos de maior potência da linha”, completa.
A Scania detém 35% do mercado de caminhões 6×2. Desse total, 16% representa o modelo de entrada da linha rodoviária, o 370cv. O GH 370 atende variados segmentos de transporte rodoviário de três eixos, como cargas frigorificadas, paletizadas e cegonheiros, dentre outros.
Scania vence Truck of the year Latin America
Durante a Fenatran, a Scania também recebeu o prêmio Truck of the Year Latin America 2025 com o Scania R. O modelo foi o escolhido por um júri de 20 jornalistas e editores da imprensa de veículos comerciais representando 20 publicações sobre caminhões mais importantes da América Latina. Incluindo a Revista O Carreteiro e a Transporte Mundial. O prêmio foi recebido por Christopher Podgorski, presidente e CEO da Scania Latin America, e Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil, pelas mãos de Marcos Noma, presidente da Noma da Brasil, apoiadora da iniciativa.
Com 17 votos, o caminhão Euro 6 para serviço rodoviário pesado do fabricante sueco venceu a forte concorrência das linhas Volvo FH, Mercedes-Benz Actros, DAF XF, Iveco S-Way e Volkswagen Meteor.
O Scania R representa uma família de caminhões rodoviários, que incluem uma variedade de opções de motores para a descarbonização dos transportes, como os a diesel com tecnologia Euro 6, biodiesel puro (B100) e movidos a gás natural e/ou biometano. Além disso, a linha R conta com o R Super.