A Scania traz para o Brasil e ao mercado latino-americano novos chassis de ônibus para os segmentos urbano e rodoviário. Os veículos, denominados Série K, estão divididos em seis modelos para aplicação urbana e oito modelos para o segmento rodoviário, todos com motorização traseira, suspensão a ar e uma maior eletrônica embarcada que privilegia a segurança dos passageiros. Os chassis começam a ser produzidos na fábrica da empresa em São Bernardo do Campo/SP, a partir de janeiro de 2009.
\”A segurança para os passageiros é a principal característica dos novos veículos, respaldada por sistemas eletrônicos como o controle dos freios e o controle da suspensão. Esses novos sistemas eletrônicos garantem maior confiabilidade das funções do veículo e minimizam em grande parte a ocorrência de falhas, o que proporciona viagens sem interrupções\”, explica Mathias Carlbaum, diretor de Vendas de Veículos da Scania para a América Latina.
O motorista também recebe atenção especial na nova linha de chassis da Série K. Seu ambiente de trabalho foi totalmente projetado em função de uma melhor ergonomia para a condução. Vários comandos estão agora posicionados no volante ou na coluna de direção, muito mais próximos das mãos. Novos pedais, suspensos a partir do painel e não mais apoiados no assoalho, utilizam melhor a musculatura das pernas, minimizando o cansaço.
Para uma economia ainda maior de combustível, a Série K introduz o exclusivo Sistema de Processamento de Ar (APS) que gerencia o fornecimento de ar para os freios e a suspensão, aproveitando a energia do motor nos momentos de menor demanda de potência, como em descidas.
Antes do lançamento, os novos chassis passaram por rigoroso período de testes nas condições locais, totalizando mais de 500 mil quilômetros rodados pelas mais diversas estradas e topografias brasileiras. Todos os novos componentes demonstraram desempenho satisfatório e sem ocorrência de falhas.