CAMINHÕES NOVOS E USADOS

Entre janeiro e outubro deste ano, a SelecTrucks, loja de caminhões usados Mercedes-Benz, vendeu 800 unidades zero quilômetro com negociações que envolveram veículos usados  como parte de pagamento. Ari Carvalho, diretor de vendas e marketing caminhões da montadora, destacou que o uso de usados na troca é uma alternativa atrativa para os clientes na hora da renovação de frota. As vendas de caminhões usados cresceram   5% este ano, segundo dados de emplacamento, atingindo mais de 300 mil unidades comercializadas entre janeiro e outubro. A média de vendas nos últimos três anos tem sido superior a 330 mil unidades. Já no caso da SelecTrucks, o volume acumulado entre janeiro e outubro de 2018 é de 1.300 caminhões usados. Carvalho afirmou que esse número é quase o dobro em relação às mais de 660 unidades comercializadas no mesmo período de 2017.

EURO VI NO BRASIL

A Cummins anunciou que já está pronto o seu sistema de pós-tratamento de gases para atender a próxima fase do programa de redução de emissões por veículos a diesel no Brasil, a qual é equivalente ao Euro VI, prevista para entrar em vigor em primeiro de janeiro de 2023. O atual programa, o Proconve P7 (com os mesmos níveis do Euro V) entrou em vigor em 1º de janeiro de 2012. Chamado de Single Module, o sistema da Cummins utiliza materiais tecnologicamente avançados, o que resultou num produto compacto e de baixo peso e pode ser integrado a qualquer motor eletrônico. A empresa informou ainda que o módulo, no processo de manutenção, poderá ser limpo na rede autorizada Cummins, onde o cliente será avisado, pelo OBD por meio de sensor de pressão.

CAMINHÃO DE PRÊMIO

sCANIA Verde Silvestre

A transportadora Pra Frente Brasil, de Cascavel/PR foi a ganhadora do caminhão Scania R 440 6X2 zero quilômetro na promoção Serviço Premiado. Antônio Deoclides Zini, proprietário da empresa, disse que o prêmio chegou em um ótimo momento, depois de anos de dificuldades do setor de transportes. “Caminhão é sempre bem-vindo. Agraço à família Scania e à Cotrasa. Lá somos bem atendidos e esta parceria continuará ainda mais forte”, disse o empresário. A frota da transportadora de Zini é formada por 214 caminhões Scania. A promoção Serviço Premiado foi realizada entre 1º de novembro de 2017 a 30 de outubro deste ano. Os clientes poderiam participar comprando peças ou contratando serviços nas concessionárias da marca.

BASCULANTES DA FORD

Ford1719 e Cargo3131 PMMairiporã 2A Ford entregou 10 caminhões basculantes para a prefeitura da Mairiporã/SP, que irão  compor a frota da Secretaria de Obras e Serviços do município. O lote, informou a montadora, é formado por cinco unidade Cargo 1719 4X2, com caçamba de 5m³ e outras cinco unidades do Cargo 3131 com caçamba de 12m³. Equipado com motor de 189cv de potência, o Cargo 1719 é indicado para aplicações mistas, urbanas e rodoviárias, enquanto o 3131, quer tem propulsor de 334cv é mais indicado para aplicações pesadas.  Cesar Sugisaka, gerente regional de vendas da Ford Caminhões em São Paulo, disse que as obras públicas exigem caminhões robustos e que os modelos basculantes da linha Cargo atendem bem a esta finalidade.

EMISSÕES ZERO

VOlvoA Volvo acabou de testar a viabilidade de projeto de pesquisa de canteiro de obras elétrico na Pedreira de Vikan Kross, próxima à cidade de Gotemburgo (Suécia), o qual tem a finalidade de eletrificar cada estágio do transporte em pedreira. O projeto incorpora máquinas elétricas e autônomas da Volvo Construction Equipament, novos métodos de trabalho e sistemas de gerenciamento de local que, juntos, formam uma solução completa de trabalho, informou a empresa. Os protótipos de máquinas em foco envolvem oito carregadores de carga HX2 autônomos elétricos (que utilizam bateria de ions de lítio para alimentar dois motores elétricos que as impulsionam), que transportam material do britador móvel primário para o britador fixo secundário. A HX2 é equipada com sistema de visão que detecta seres humanos e obstáculos nas proximidades. “Acreditamos em um futuro sustentável e estamos oferecendo o máximo para construir o mundo no qual desejamos viver”, declarou presidente da Volvo VCE, Melker Jernberg.

CNH DIGITAL

cnh digital3“No futuro, o cidadão brasileiro poderá carregar todos os seus documentos de forma digital, em uma carteira virtual, o Smartphone”, disse a diretora-presidente do Serpro, Glória Guimarães, sobre o processo de digitalização da Carteira Nacional de Habilitação no País. De acordo com a executiva, em março de 2019 a digitalização de CNHs deverá atingir 10 milhões de motoristas. Atualmente aproximadamente 24 milhões de brasileiros estão habilitados para ter o documento de motorista digital, e a previsão é migrar pelo menos a metade desses condutores para o modelo eletrônico no prazo de quatro meses.  Ainda de acordo com acordo com Glória, em pouco tempo a versão digital poderá ser emitida remotamente sem necessidade do motorista comparecer a um posto de atendimento do Detran. “Isso vai favorecer o número de adesões”, concluiu.