A Scania vai investir R$ 65,5 milhões na distribuição e armazenagem de peças no Brasil. O objetivo da empresa é a expansão de suas operações de recebimento de peças e o envio para os 180 pontos espalhados pelo País e os vários mercados internacionais.
O investimento será destinado à ampliação da área de estocagem de peçashttps://www.youtube.com/watch?v=szkjlVVKYkM e também na modernização e aprimoramento dos processos de movimentação de recebimento e despacho de peças para o exterior.
Entre os principais objetivos do aporte consta a ampliação da área dos atuais 15.000m² para 22.500. Paulo Moraes, Vice-Presidente de Vendas e Marketing da Scania para a América Latina, explica que o objetivo é preparar o Centro Logístico para o futuro.
Centro de distribuição de peças da Scania no Brasil atende mercados internacionais
A unidade abastece 180 pontos no território brasileiro, além de mercados internacionais como Bélgica, África do Sul e América Central além de sete unidades da Scania na América do Sul.https://www.scania.com/br/pt/home/services/repair-and-maintenance/scania-parts.html
O Latin America Parts Center (LPC) foi inaugurado há 10 anos e está localizado em Vinhedo/SP, em área de fácil acesso às rodovias Bandeirantes e Anhanguera, bem como ao aeroporto de Viracopos, em Campinas.
“Com aporte estamos nos preparando para o futuro. O foco sempre é a garantia da disponibilidade para os clientes”, complementou. Diariamente saem da unidade mais de 42 mil peças destinadas distribuição, reposição do pós-venda no Brasil e países vizinhos.
Centro de distribuição de peças da Scania comporta mais de 40 mil itens em estoque
Paulo Moraes destaca que o Latin America Parts Center instalado em Vinhedo é o único centro de logística e de reposição de peças dos quatro existentes no mundo Scania com estrutura semelhante ao da matriz, na Bélgica. O espaço conta atualmente com mais de 40 mil itens em estoque.
“O que não pode acontecer ao nosso cliente é faltar peça, pois o veículo precisa estar sempre operante e com disponibilidade”, acrescentou. Moraes disse ainda que a cada lançamento também aumenta o desafio de ter itens à disposição, como por exemplo a preparação da unidade para a eletromobilidade.
De acordo com Ademir Egídio, Gerente Executivo de Logística de Peças, a equipe do centro logístico consegue atender de forma imediata 97,4% dos pedidos que chegam ao LPC. Trata-se do maior nível de serviço desde o início das atividades em 2013, índice bastante alto comparado às redes de varejo.
Movimento de entrada e saída de peças no centro logístico
O centro logístico de peças de reposição em Vinhedo recebe semanalmente entre 7 e 8 contêineres de componentes importados, volume que representa 60% do total das entradas. As peças nacionais, produzidas por 200 fornecedores, respondem por 25%, enquanto 15% saem da fábrica de São Bernardo do Campo/SP.
O movimento de saída registra mensalmente o despacho de 1.000 toneladas de peças, das quais 560 toneladas são de itens destinadas a atender os 180 pontos de serviços e concessionários no Brasil e 440 toneladas são exportadas. Diariamente são faturadas e despachadas 5.500 linhas de peças para suprir as 7 unidades de negócios da Scania na América Latina.