Segundo dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), a Scania comercializou 5.217 caminhões e confirmou o primeiro lugar nas vendas de caminhões pesados no País, com 25,8% de participação no mercado.
\”Em 2005, conquistamos novamente o primeiro lugar em vendas de caminhões pesados, consolidando nossa liderança no setor e ainda ampliamos o percentual de participação de mercado no Brasil em relação ao ano passado, atingindo 25,8%. Essa liderança confirma o acerto de nossa estratégia de ampliar a família da linha Evolução, com os novos modelos P 270, P 310, R 340 e R 380. Juntamente com o campeão de vendas, o R 420 e ainda com o R 480 garantem produtos mais adequados para cada tipo de operação, com baixos custos operacionais e maior rentabilidade\”, disse o diretor geral da Scania Unidade de Vendas e Serviços Brasil, Christopher Podgorski.
O mercado de caminhões pesados no País encerrou o ano passado com 20.200 unidades comercializadas contra 25.194 no ano anterior. Esse segmento reúne, conforme classificação da Anfavea, todos os veículos de transporte de carga com capacidade máxima de tração (CMT) maior que 45 toneladas ou peso bruto total combinado (PBTC) maior ou igual a 40 toneladas.