A Volkswagen Caminhões e Ônibus está ampliando a oferta de caminhões da família Delivery com duas versões equipadas com transmissão automatizada de 6 velocidades. Os veículos, para 9 e 11 toneladas de PBT, são parte de um pacote de outras novidades que a montadora deverá apresentar oficialmente aos transportadores e o público em geral durante a Fenatran (Feira Nacional do Transporte) entre os dias 14 e 18 de outubro em São Paulo.
Os novos modelos são o Delivery 9.170 e 11.180, ambos equipados com a caixa de transmissão automatizada V-Tronic Eaton de seis marchas à frente e motor Cummins ISF de 3.8 litros, com tecnologia SCR de emissões. Na versão 9.170 o veículo entrega 165cv a 2.600 rpm, enquanto na 11.180 a entrega é 175cv na mesma faixa de rotação.
Equipados com a mesma transmissão, a principal diferença entre as duas versões apresentadas está na potência e capacidade de carga. No mais, caixa de câmbio e recursos técnicos aplicados ao conjunto do trem e força são praticamente iguais em ambos os veículos.
Do mesmo modo como são o assistente de partida em rampa (com duração de 3 segundos) e a ausência de alavanca de câmbio substituída por uma chave seletora. Essa providência resultou em mais espaço para movimentação dentro da cabine.
Apesar de a grande novidade dos novos Delivery estar na transmissão automatizada, recurso que dá conforto ao motorista e o livra de até mil trocas de marchas durante um dia de trabalho, os novos veículos trazem outros elementos que resultaram em caminhões confortáveis, silenciosos, trocas de marchas imperceptíveis e um trem de força que demonstra eficiência. Itens presentes para motorista algum reclamar.
Esse é o sentimento que fica após ter dirigido ambos os veículos – carregados no peso se balança – por 70 quilômetros em circuito misto (trânsito urbano e rodovia). É fácil perceber que o verdadeiro diferencial está no trabalho feito pela engenharia da montadora vai além da transmissão, especialmente pelo fato de ser muito fácil esquecer que se está ao volante de um caminhão.
A transmissão automatizada Eaton EAO 6106 oferece opção de condução manual, expediente bastante útil em situações específicas que se necessita de mais ou de menos potência. A operação é por meio de de um botão que funciona como uma “borboleta”, para subir ou descer ou descer marcha manualmente. Se pega rapidamente o jeito de aproveitar esse recurso, especialmente para a economia de combustível. Essa operação é feita por meio de um botão no console.
Mais detalhes deste e de outros lançamentos tanto da Volkswagen Caminhões e Ônibus quanto de outras montadoras estarão na edição 532 que circulará em outubro.