A Volkswagen Caminhões e Ônibus está ampliando a oferta de caminhões da família Delivery com duas versões equipadas com transmissão automatizada de 6 velocidades. Os veículos, para 9 e 11 toneladas de PBT, são parte de um pacote de outras novidades que a montadora deverá apresentar oficialmente aos transportadores e o público em geral durante a Fenatran (Feira Nacional do Transporte) entre os dias 14 e 18 de outubro em São Paulo.

Os novos modelos são o Delivery 9.170 e 11.180, ambos equipados com a caixa de transmissão automatizada V-Tronic Eaton de seis marchas à frente e motor Cummins ISF de 3.8 litros, com tecnologia SCR de emissões. Na versão 9.170 o veículo entrega 165cv a 2.600 rpm, enquanto na 11.180 a entrega é 175cv na mesma faixa de rotação.

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Chave seletora de funções da caixa automatizada ampliou espaço interno da cabine. Botão para troca de marchas no modo manual (às esquerda, para subir ou descer marchas) ajuda na condução em situações específicas

Equipados com a mesma transmissão, a principal diferença entre as duas versões apresentadas está na potência e capacidade de carga. No mais,  caixa de câmbio e recursos técnicos aplicados ao conjunto do trem e força são praticamente iguais em ambos os veículos.

Do mesmo modo como são o assistente de partida em rampa (com duração de 3 segundos) e a ausência de alavanca de câmbio substituída por uma chave seletora. Essa providência resultou em mais espaço para movimentação dentro da cabine.

Apesar de a grande novidade dos novos Delivery estar na transmissão automatizada,  recurso que dá conforto ao motorista e o livra de até mil trocas de marchas durante um dia de trabalho, os novos veículos trazem outros elementos que resultaram em caminhões confortáveis, silenciosos, trocas de marchas imperceptíveis e um trem de força que demonstra eficiência. Itens presentes para motorista algum reclamar.

Esse é o sentimento que fica após ter dirigido ambos os veículos – carregados no peso se balança – por 70 quilômetros em circuito misto (trânsito urbano e rodovia). É fácil perceber que o verdadeiro diferencial está no trabalho feito pela engenharia da montadora vai além da transmissão, especialmente pelo fato de ser muito fácil esquecer que se está ao volante de um caminhão.

A transmissão automatizada Eaton EAO 6106 oferece opção de condução manual, expediente bastante útil em situações específicas que se necessita de mais ou de menos potência. A operação é por meio de de um botão que funciona como uma “borboleta”, para subir ou descer ou descer marcha manualmente. Se pega rapidamente o jeito de aproveitar esse recurso, especialmente para a economia de combustível. Essa operação é feita por meio de um botão no console.

Mais detalhes deste e de outros lançamentos tanto da Volkswagen Caminhões e Ônibus quanto de outras montadoras estarão na edição 532 que circulará em outubro.