A partir de maio deste ano, a Unidade de Produção de motores da Volkswagen do Brasil, em São Carlos/SP, passa a operar com a capacidade de produção de 2.300 motores por dia, 500 unidades a mais que a capacidade anterior.  A ampliação exigiu investimentos de R$ 123 milhões, sendo que esta é a 1ª fase do processo, sendo que a próxima entrará em operação em setembro deste ano, quando serão produzidos 2.700 motores por dia.

Para alcançar este volume foram adquiridas duas novas linhas, uma de Rumpf (motor parcial) e outra de Usinagem de Blocos. Além disso, a linha ZP4 (montagem final) da família de motores EA 113 que inclui 1.9 (Exportação) e 2.0 litros – foi adaptada para fabricar também os motores da família EA 111 composta pelos 1.0, 1.4 (Kombi e Exportação) e 1.6 litros.

O investimento também foi destinado à ampliação física da unidade, que passou de 35 mil, para 41,4 mil m² de área construída. Isso inclui dois novos prédios, um que abriga a nova área de Usinagem e outro ocupado pelo depósito de Logística. Com o novo espaço, a área de Logística otimizou o trabalho de abastecimento das linhas de produção, ganhando agilidade na distribuição dos componentes.

De acordo com o gerente da fábrica de São Carlos, Marcos Ruza, a previsão é encerrar o ano de 2008 com uma produção em torno de 750 mil motores. Com este volume, a unidade brasileira estará posicionada em 3º lugar no ranking mundial de produção de motores do Grupo Volkswagen, atrás apenas das fábricas de Gyor, na Hungria e de Salzgitter, instalada na Alemanha.