A Volkswagen Caminhões e Ônibus acaba de ganhar o Prêmio Marketing Best 2008, pelo case \”Volkswagen Caminhões e Ônibus – sucesso além da medida\”. A cerimônia de premiação será no dia 5 de dezembro, no Via Funchal, em São Paulo/SP. O trabalho vencedor descreve a trajetória da montadora desde 1981, quando começaram a ser vendidos os primeiros veículos da marca, até os dias de hoje. Já o prêmio homenageia anualmente as empresas que, por meio da utilização das ferramentas de Marketing, possam ser reconhecidas publicamente por seu desempenho, produtos e serviços. Em 2001, a empresa foi agraciada pelo case \”Caminhões Volkswagen Série 2000\”.
Um dos destaques do case é o Consórcio Modular da fábrica de Resende/RJ, onde os principais fornecedores, trabalhando sob o mesmo teto, encarregam-se da montagem dos veículos, enquanto à Volkswagen cabe a responsabilidade pelo desenvolvimento dos produtos e pelo controle de qualidade. O método produtivo permitiu à Volkswagen desenvolver um conceito inédito e que a tornou única no mercado: o dos \”veículos sob medida\”.
Para divulgar o conceito Sob Medida, que levou a montadora ao topo das vendas domésticas em pouco tempo de mercado, a empresa lançou recentemente a maior campanha publicitária de sua história. Nela, os caminhões das linhas Constellation, Worker e Delivery estão simbolizados por embalagens de diversos produtos como leite, alimentos, cimento e garrafas. O objetivo é mostrar que a marca é a melhor no transporte de qualquer tipo de produto. A campanha, que também é destaque no case premiado, recebeu dois Leões de Prata no Festival de Publicidade de Cannes, na França.