As cheias do Rio Uruguai prejudicam a travessia por balsa na fronteira com a Argentina. Em Porto Mauá, o rio está 11m40cm acima de seu nível normal. O transporte entre a cidade gaúcha e a argentina Alba Posse está suspenso desde terça-feira (28/10). A água já ultrapassou a aduana, chegando à rua principal. Está próxima de estabelecimentos comerciais. Estradas de chão que costeiam o rio, que ligam o município a Alecrim e a Novo Machado, estão interrompidas.

Em Porto Xavier, desde a manhã de hoje é feito somente o transporte de passageiros, por meio de lanchas. O serviço de balsa, que transporta principalmente caminhões, está suspenso porque a embarcação não tem onde atracar em razão do volume de água.

Não há condução de passageiros nem de veículos em Porto Soberbo, em Tiradentes do Sul.

Pela falta de navegabilidade do Rio Ijuí, o serviço de balsa implantado pela Eletrosul em Roque Gonzales foi suspenso. O transporte havia sido disponibilizado gratuitamente à população em razão das obras na ponte da rodovia São Luiz Gonzaga-Roque Gonzales (RS-168). Para viabilizar o trânsito neste período de cheia, a ponte foi liberada em meia pista. Assim que o volume de água baixar, o serviço por balsa voltará a funcionar durante as 24 horas por dia e a obra no local será retomada. A ponte vai ser elevada em 1,5 metro de altura para não ficar submersa pelo lago que será formado após a conclusão da Usina Hidrelétrica Passo São João.

Evilazio de Oliveira