A Volvo Trucks está anunciando o aumento em 30% na velocidade de engates de marchas da caixa câmbio I-Shift, unidade que equipa os caminhões pesados da marca. A maior rapidez nas trocas foi obtida por meio de várias melhorias de itens eletrônicos, peças e sistema de mudanças.
A novidade foi divulgada ontem (05 de maio) na Europa e tem chances de estar presente em breve nos modelos produzidos no Brasil, considerando a tradição da montadora de trazer ao País rapidamente as tecnologias adotadas para seus produtos destinados ao mercado europeu.
Segundo informou a montadora, uma das melhorias para obter ganho de velocidade nos engates de marchas foi alcançado com atualização dos sensores que fornecem dados com maior precisão para a unidade de controle da caixa. Esta, por sua vez, recebeu um novo microprocessador para cálculos em menor tempo.
Outra mudança foi a adição de um disco no freio da caixa de velocidades para se obter reações mais rápidas – antes de uma troca de marcha – e o engate acontecer mais cedo. Outra alteração para reduzir o tempo dos engates foi a redução do ar aplicada aos garfos de mudança, bem como alterações na embreagem e também em outros sistemas de atuação.
Condução mais harmoniosa
A atualização incluiu a ativação mais rápida da embreagem, que resultou em interrupção do torque mais curta, tornando as trocas de marchas mais suaves. Segundo a Volvo, a nova maneira de interagir com o motor também resultou em uma condução do veículo mais harmoniosa.
O gerente de transmissão para caminhões pesados da Volvo Trucks, Pär Bergstrand, disse que a troca de marchas mais rápida permite a seleção de marchas com mais eficiência. De acordo com ele quanto mais mudanças forem exigidas devido as condições do terreno, maior será a percepção do motorista sobre as melhorias. “Com as trocas 30% mais rápidas, certamente os motoristas vão perceber a diferença bastante positiva”, concluiu.
Lançada em 2001 como a primeira transmissão automatizada projetada para caminhões pesados da marca, a caixa I-Shift está em sua sexta geração (lançada em 2020) e hoje equipa todos os modelos pesados a diesel e elétricos da Volvo, com seu sistema adaptado ao motor e aos componentes do veículo na fase desenvolvimento.