Por João Geraldo
O desempenho do mercado de caminhões em 2012 esteve abaixo das expectativas dos fabricantes, mas nem por isso deixaram de comemorar resultados de modelos que obtiveram destaque em volume de emplacamentos. Das 137.583 unidades acima de 3,5 toneladas de PBT licenciadas entre janeiro e dezembro do ano passado, o maior número de veículos foi de produtos da MAN Latin América, montadora que comemorou também ser a fabricante que mais se destacou em todas as categorias, exceto na de caminhões leves (com PBT de 6 a 10 toneladas), na qual a Mercedes-Benz se sobressaiu com 4.141 unidades emplacadas do Accelo 815, o qual ficou com o título de Marca do Ano em Caminhão Leve, outorgado pelo Prêmio Lotus, que comemorou este ano sua 20ª edição.
O título de “Caminhão do Ano”, dado ao modelo com maior volume de emplacamento durante o ano de 2012 entre todas as categorias, ficou – pela quinta vez consecutiva – com o Volkswagen 24.250 6X2 Constellation, que faturou também o título de Caminhão Semipesado do Ano. Junto com seu sucessor, o Constellation 24.280 6X2, equipado com motor Euro 5, a MAN atingiu a marca de 17.133 unidades semipesadas, de um total de 47.472 emplacadas, e garantiu participação de 36,09% no segmento.
Na categoria Semileve (de 3,5 a seis toneladas de PBT), o título ficou com a Ford, mais precisamente com o caminhão F-350, que apesar de não ter tido uma unidade sequer produzida em 2012 foi o mais emplacado em sua categoria. O modelo – que já havia ganhado o título por nove anos – saiu de linha no final de 2011, mas o grande estoque deixado pela marca na rede de distribuidores Ford, para serem comercializadas dentro do prazo legal, até março do ano passado, garantiu o resultado. Já os modelos Iveco Daily, nas versões 55C16 e seu sucessor, o Daily 55C16, somaram juntos o licenciamento de 1.089 unidades, as quais representaram participação de 35,37% da marca no segmento.
Entre os Médios (PBT de 10 a 15 toneladas), cujo total de licenciamento atingiu a marca de 11.031 unidades, o destaque mais uma vez ficou com a Volkswagen, que emplacou 5461 unidades na categoria, incluindo modelos Constellation e Worker, sendo o maior volume (1.478 unidades) do Constellation 13.190. A Ford ficou com o segundo, com 2.646 unidades emplacadas, e a Mercedes-Benz em terceiro com 2.417 caminhões. Outras marcas que concorrem nesta categoria no mercado brasileiro são Iveco e Agrale.
Os caminhões Pesados (com PBT superior a 40 toneladas) tiveram pelo quarto ano consecutivo o Volvo, como o caminhão mais licenciado no País, com o total de 10.791 unidades, volume quase 20% inferior ao total atingido em 2011. O destaque da marca no segmento ficou para o FH 460 6X2, responsável por quase 30% dos modelos Pesados da Volvo emplacados em 2012. Scania, por sua vez, emplacou 9.942 caminhões pesados e ficou com o segundo posto, enquanto a Mercedes-Benz atingiu o patamar de 9.853 e garantiu o terceiro lugar entre os caminhões pesados mais licenciados. Nesta categoria, a MAN/Volkswagen ficou com 5.013; Iveco 3.076; Ford 990; Sinotruk 677 e International 371 caminhões.
EMPLACAMENTO DE CAMINHÕES PESADOS POR MARCA (Acima de 40 toneladas de PBT) |
|
Volvo | 10.791 |
Scania | 9.942 |
Mercedes-Benz | 9.853 |
MAN/Volkswagen | 5.813 |
Iveco | 3.076 |
Ford | 990 |
EMPLACAMENTO POR CATEGORIA (Acima de 3,5 toneladas de PBT) |
||
1 | Semipesado | 47.472 |
2 | Pesado | 40.841 |
3 | Leve | 33.621 |
4 | Médio | 11.031 |
5 | Semileve | 4.574 |
6 | Não identificado | 44 |
Total | 137.583 |
EMPLACAMENTO DE CAMINHÕES POR MARCA EM 2012 (Acima de 3,5 toneladas de PBT) |
|
MAN | 41.423 |
Mercedes-Benz | 34.433 |
Ford | 21.746 |
Volvo | 15.877 |
Scania | 11.078 |
Iveco | 10.368 |
Sinotruk | 677 |
Agrale | 532 |
International | 521 |
JMC | 178 |
JBC | 249 |
Hyundai | 133 |
Schacman | 12 |
DAF | 03 |
Faw | 02 |
Foton | 02 |
General Motors | 02 |
Kamaz | 01 |
Não identificado | 44 |
Total | 137.583 |