Por João Geraldo
Item importante em todos os segmentos, a capacitação tornou-se fundamental no setor do transporte rodoviário de cargas, sendo que motoristas e profissionais de oficina das redes autorizadas passaram a ser os mais visados, principalmente por causa das tecnologias inseridas aos novos caminhões. Por conta desta realidade, a Scania inaugurou, simultaneamente, seis centros de treinamento, em diferentes cidades e regiões do País que atuarão junto a mecânicos e mecatrônicos de concessionárias da marca.
Os motores com tecnologia de emissões para atender o Conama P7 (ou Euro 5) que entrarão no mercado brasileiro em janeiro de 2012 e o crescimento da frota são pontos de grande importância e peso no treinamento de profissionais. A Scania oferece aos mecânicos cerca de 40 cursos com treinamentos voltados para a capacitação e renovação de conhecimentos na hora de realizar a manutenção dos veículos da marca. De acordo com a montadora são cursos de três a cinco dias de duração e o máximo de 10 alunos por turma. O curso de Sistema Elétrico para caminhões tem sido um dos mais requisitados nas concessionárias, pois ele atualiza os profissionais sobre as inovações tecnológicas e capacita o mecânico a identificar rapidamente eventuais falhas utilizando os programas de diagnóstico eletrônico.
Outro elemento importante é que o motorista tire tudo que o caminhão possa oferecer, mas para isso ele precisa ser preparado. Os centros de treinamento vão oferecer também capacitação a motoristas de caminhão e contarão com a parceria da Fabet (Concórdia/SC e Mairinque/SP), CTQC (Maringá), ATT (Rondonópolis/MT) e Centronor (Vacaria/RS).
Serão oferecidos quatro cursos de treinamento para motoristas: Formação Básica (com duração de um mês), para quem deseja conhecer o caminhão Scania em detalhes; Formação Avançada, dirigido aos profissionais que querem aperfeiçoar o modo de dirigir (duração de cinco dias); Direção econômica (um dia), apresenta ao profissional todos os recursos de um caminhão da marca para que o motorista obtenha o melhor desempenho com menor consumo de combustível e o In Company, oferecido aos clientes da marca que pretendem aperfeiçoar e aumentar o desempenho dos motoristas de suas empresas, em condições reais de operação.
Localizados nas cidades de Salvador/BA, Caxias do Sul/RS, Marituba/PA, Cuiabá/MT, Contagem/MG e São José dos Pinhais/PR, os centros estão instalados dentro de concessionárias Scania e vão operar em parceria com a sede da montadora em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista/SP. O objetivo é que os profissionais de toda a rede – hoje são mais de 100 concessionárias – absorvam rapidamente os novos métodos de trabalho e as inovações em suas próprias regiões.
“Queremos ser reconhecidos no País como provedores de transporte, e para isso temos de atuar no GPS”, disse o diretor geral da Scania Brasil, Roberto Leoncini. GPS, dentro da montadora é a sigla de “gente, produtos e serviços”, três elementos principais que a partir de 2009 a Scania começou a dirigir seu foco como nova filosofia de atuação. Leoncini acredita que será necessário capacitar cerca de quatro mil profissionais para o Euro 5 e também para os negócios e operações, como atender frotas.
“Atualmente a rede tem quatro mil profissionais, incluindo mecânicos, vendedores de balcão e consultores, mas acreditamos no crescimento desse contingente”, diz Sidney Basso, diretor de vendas de serviços. O fato é que as vendas de caminhões dobraram e há necessidade de capacidade de atendimento aos clientes. “Frota maior precisa de mais profissionais”, conclui.