Por João Geraldo

Sistema de freio pneumático, suspensão dianteira reforçada e PBT de sete toneladas são os principais destaques da mais recente versão do Iveco Daily 70C16HD, um veículo que chega ao mercado para concorrer no segmento de caminhões para até 7 toneladas de PBT. Denominado Massimo, numa clara referência à robustez, eficiência e conforto, o modelo, segundo engenheiros da montadora, é uma bem sucedida evolução da versão Daily 70C16 lançada há dois anos, produto que elevou a participação da marca no segmento de 6,1 a 7,9 toneladas de PBT de 4,6% para 8,1% no ano passado. “Com o Massimo queremos alcançar uma participação superior a 10% no segmento ainda este ano e chegar a 12% em 2011”, anunciou Marco Mazzu, presidente da Iveco Latin America.

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Se depender de maior potência do motor e capacidade para transportar mais carga que outros produtos que concorrem no mesmo segmento, o lançamento da Iveco tem o caminho aberto para atingir os números citados pelo presidente da empresa. O engenheiro Marcello Motta, gerente de plataforma de caminhões leves e médios da Iveco, lembra que o motor do Daily Massimo entrega 155cv e o veículo transporta até 685kg de carga útil a mais que o concorrente. A capacidade de carga líquida é de 4.525kg, na versão cabine simples (com cabine dupla são 4.300 kg).

Ainda de acordo com Motta, o ganho de capacidade de carga útil foi obtido através de mudanças que incluíram a adoção de pneus na medida 215/75 e rodas de 17,5 polegadas, alterações que deixaram o veículo com maior vão entre o chassi e o solo em cerca de 50mm, além de modificações na suspensão dianteira e entreeixos que passou 3.750mm para 4.350mm. E na parte estética, a versão ganhou uma identidade mais robusta com a nova grade dianteira preta como o pára-choque. “O ponto de partida para as modificações foi o cliente, profissional que busca eficiência, durabilidade e conforto para o motorista que dirige em operações urbana de transporte porta-a-porta, interurbana e viagens curtas com muito para e anda”, explica o engenheiro.

Outras vantagens apontadas referem-se à manutenção do veículo, que ocorrem a cada 20 mil quilômetros, com sete litros de óleo no motor. Aproveitando-se ainda das comparações, Motta acrescenta que o modelo concorrente exige troca de óleo do motor a cada 15 mil quilômetros e com abastecimento de 9,8 litros. “E a troca do óleo de câmbio, que no Daily Massimo é indicada aos 120 mil quilômetros, no concorrente acontece aos 40 mil, além de ser mais econômico nas trocas de óleo do eixo traseiro”, compara.

De acordo com Alcides Cavalcanti, diretor comercial da Iveco, a meta para este ano é comercializar 1.500 unidades, o que daria à marca a fatia de 10% de participação no segmento, conforme havia dito o presidente da montadora. Ele cita que os motoristas autônomos têm atualmente uma expressiva participação na faixa de 7 toneladas, segmento em que os caminhões rodam entre 100 e 200 quilômetros por dia. “As vendas do Daily Massimo começam a partir do dia 01 de junho e quem comprar até o último dia do mês leva aparelho de ar-condicionado grátis. O preço, segundo Cavalcanti, é de R$ 94 mil para a versão simples e de cerca de R$ 122 mil para a Exclusive.

FICHA TÉCNICA
Motor
155cv, sistema de injeção Commom Rail , 04 válvulas por cilindro, distribuição por corrente, homologado para utilizar B5 e preparado para Euro 5
Transmissão
Eaton FSO 4405B, e cinco marchas com overdrive
Entreeixos
3.750 e 4.350
PESOS
Entreeixos de 3.750mm
(Cabine simples)
Eixo dianteiro…………. 1.535kg
Eixo traseiro……………… 940kg
Entreeixos de 4.350mm
(Cabine simples)
Eixo dianteiro…………. 1.570kg
Eixo traseiro…………… 1.010kg
Entreeixos de 4.350mm
(Cabine dupla)
Eixo dianteiro…………. 1.690kg
Eixo traseiro…………… 1.010kg
PBT legal: Homologado – 7.000kg
Freio dianteiro
disco servoassistido
Freio traseiro
acionamento pneumático com regulagem das sapatas no eixo traseiro. Compressor Knorr-Bremse LK-15 instalado próximo ao motor
ROTEIRIZADOR A BORDO
Outra novidade do Daily 70C16 HD Massimo é o roteirizador Multi Connect, com GPS, que utiliza tecnologia Bluetooth capaz de programar até 30 rotas sequenciais de uma vez e recalcula o melhor encadeamento entre elas a medida que surjam novos eventos que modificam a programação original, como desvios provocados por acidentes ou outros motivos. Desenvolvido pela Magnetti Marelli e Iveco (empresas do Grupo Fiat), o equipamento tem mapas de 1.300 cidades brasileiras, 200 argentinas e mais de 560 pontos de interesse, como a própria rede de concessionários Iveco, hospitais, postos de saúde, padarias, postos de serviço e várias outras informações.

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O objetivo do Multi Connect, explica Cláudio Tortora, engenheiro da plataforma de veículos leves da Iveco e responsável pelo projeto, diz que o produto potencializa a rentabilidade da operação dos transportadores do segmento de 7 toneladas realizando várias coletas e entregas no mesmo dia. “Além de otimizar o tempo das viagens, o Multi Connect fornece informações sobre o consumo de combustível e detalhes da viagem, como tempo percorrido nos trechos, velocidade mínima e máxima, entre outros”, explica. Os dados podem ser consultados na tela do aparelho ou gravados em cartão de memória de celular ou baixados via cabo USB.
Centro de Operações
Fruto de parceria entre a Iveco e a CNH, o COPI – Centro de Operações de Peças Iveco – acaba de ser inaugurado em Sorocaba/SP, com uma área de 10 mil metros quadrados construídos (e 10 metros de altura) e 28 mil itens, embora a capacidade do espaço seja para estocar 48 mil itens. Totalmente informatizado, desde o recebimento até a saída das peças, o sistema que opera no Centro identifica o pedido do concessionário e localiza a peça. Também dispara a ordem de coleta no estoque, além de registrar a retirada, dá baixa contábil, emite a nota fiscal e gera a documentação de transporte.

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Tudo isso pode ser acompanhado pelo concessionário, que colocou seu pedido em um portal. “O atendimento imediato e completo dos pedidos já passou de 96%, um número de liderança, e estamos melhorando a cada dia”, disse Maurício Gouveia, diretor de pós-venda da Iveco na América Latina. Atualmente, a Iveco movimenta cerca de 37 mil part numbers diferentes, número que deverá crescer com a chegada de novas linhas de produtos. “Estamos prontos para o aumento do número e do fluxo de peças”, concluiu Gouveia.