Capaz de detectar e classificar movimentos que revelam automaticamente o nível de fadiga e de atenção do motorista, a Torre de Fadiga é uma solução com tecnologia para melhorar a qualidade de profissional do volante e evitar acidentes por falhas humanas.

Por meio de Inteligência Artificial, Visão Computacional e câmera, tem como principais finalidades evitar acidentes e melhorar a qualidade de profissional do volante. No Brasil, cerca de 10 mil motoristas de 30 transportadoras que prestam serviços à Raízen são acompanhados pelo equipamento.

Desenvolvida pela Denox em parceria com uma empresa referência em medicina ocupacional, a Torre e Fadiga tem possibilidade de identificar a necessidade do motorista ter de passar por um rápido atendimento médico.

Inteligência Artifical e Internet das Coisas (IoT) podem contribuir para a redução de acidentes e trazr mais segurança e saúde para os motoristas

Em tempo real, o equipamento cruza todos os dados de telemetria do caminhão com o monitoramento de saúde do motorista e deixa registrado em vídeo na nuvem para ser processado por robôs.

Também pode ser definido pelo equipamento o padrão desejado de de situações identificadas tais como bocejo, sonolência, utilização de cinto, distração e uso indevido de celular.

Com base nessas informações, mensuradas dentro de uma escala de risco, o equipamento possibilita entender, por exemplo, os motivos da fadiga do motorista indicando a necessidade de orientação com dicas para melhorar a qualidade de vida e evitar acidentes preventivamente.

Segundo o CEO da Denox, Bráulio Carvalho, é possível identificar comportamentos que nem sempre têm origem na cabine do caminhão, desde motoristas com crianças pequenas em casa que impediram seu sono, como a utilização de medicamentos impeditivos para exercer a profissão no momento.

A análise automatizada é importante para identificar se há necessidade de encaminhar o motorista para o acompanhamento médico e psicológico. O atendimento é confidencial e tem por objetivo diminuir a zero o número de acidentes nas vias e melhorar os padrões de segurança de condução.

“O olhar da Torre é sempre humano para reduzir em zero os acidentes e levar os motoristas a terem segurança na condução”, acrescentou o executivo.

Ainda de acordo com Bráulio Carvalho, esta nova solução acompanha o motorista antes mesmo dele começar o trajeto, avaliando-o individualmente a partir de uma entrevista conduzida por um médico, que leva em conta a saúde e contexto social do condutor.

O gerente de transportes da Raízen, Gabriel Salgado, ressalta que segurança deve ser prioridade das empresas de logística e afirmou ser uma satisfação integrar desde o início o projeto da Torre de Fadiga com a Denox, dado a sua importância para promover maior segurança no setor, o que é uma preocupação constante da Raízen.

Braço de Inteligência da Maxtrack, a Denox é a maior fabricante de rastreadores da América Latina, com atuação em monitoramento de pessoas, transporte e logística de cargas e gestão de leves transporte de passageiros entre outros.Sob sua responsabilidade está toda a parte de inteligência artificial e conectividade do grupo. Além de empresas como a Raízen, a Denox monitora em tempo real mais de 3 milhões de veículos em vários países do mundo e mais de 15 mil pessoas em plantas conectadas.