Como é do conhecimento de todo carreteiro, os pneus representam um dos maiores custos do transporte rodoviário. Por isso se destacam entre os itens que recebem maior atenção dos profissionais do transporte.

Além de todos os cuidados, uma das práticas para prolongar um pouco mais a vida útil é a ressulcagem. O processo remove a borracha do fundo dos sulcos do pneu para assegurar uma sobrevida.

De acordo com especialistas, para garantir a segurança o melhor momento para a realização da ressulcagem é quando o pneu atinge 3 mm de profundidade do sulco restante em sua banda de rodagem.

Também é fundamental o trabalho ser realizado por quem entende do assunto, pois serviço malfeito pode inutilizar o pneu. Além de prolongar um pouco mais a vida útil da banda de rodagem, todo pneu ressulcado pode ser reformado.

De acordo com Rafael Astolfi, gerente de assistência técnica da Continental, fabricante de pneus de tecnologia alemã, é recomendado o pneu ser sempre analisado por um especialista antes do serviço.

“Ele vai verificar se o desgaste é uniforme e se certificar de que não existem danos suficientemente profundos na banda de rodagem a ponto de terem danificado a camada de borracha e o pacote de cintas estabilizadoras”, explica.

Astolfi, lembra que todos os pneus da marca Continental que aceitam ressulcagem vêm com a identificação regroovable – que em português significa “ressulcável, nas duas laterais, por possuírem uma camada mais espessa de borracha sobre sua cinta de aço mais externa.

No entanto, ele alerta que o mínimo de espessura de borracha restante acima da cinta de proteção (a cinta metálica mais externa do pneu) deve ser de 2 mm. “O pneu pode ficar inutilizado caso essa medida, chamada de “undertread” (abaixo da banda de rodagem), não seja respeitada porque o pacote de cintas corre o risco de ser danificado”, explicou.

O especialista da Continental lembra ainda que cada pneu possui recomendações específicas para que o processo de ressulcagem seja bem-sucedido, seguindo regras que normalmente estão nos manuais técnicos do fabricante.

“Essas especificações variam para cada modelo de pneu, pois de acordo com sua construção e com o desenho de sua banda de rodagem as medidas da largura e da profundidade de cada sulco podem mudar após a ressulcagem”, acrescenta.

Ainda de acordo com Astolfi, durante o processo de ressulcagem normalmente são removidos até 4 mm de borracha do fundo dos sulcos. “Embora os pneus ressulcados possam ser reformados posteriormente, o processo não é recomendado em todos os casos, uma vez que a espessura da borracha que protege o pacote de cintas fica reduzida e, consequentemente, mais susceptível à penetração de pedras e de outros objetos” finaliza.