Apresentado como solução inovadora no mercado brasileiro, o eixo 6X4 com suspensor, segundo a engenharia da Volvo, é capaz contribuir para economia de combustível e facilita manobras, entre outras vantagens

Por João Geraldo

A Volvo destaca na Fenatran o lançamento do caminhão FH 6X4 com eixo suspensor, produto inédito no mercado brasileiro. Citado como uma solução inovadora, fruto de uma tecnologia revolucionária, o sistema é o principal destaque da marca no evento, onde expõe várias outras novidades para o segmento do transporte rodoviário de carga. A empresa destaca também que o estande de 4000m2 é o maior de toda sua história de participações na Fenatran.

O gerente de engenharia de vendas do Grupo Volvo América Latina, Álvaro Menoncin, explica que o dispositivo permite que o caminhão tenha dois eixos motrizes quando carregado, e quando o suspensor é ligado, o segundo eixo motriz é desativado e rodas são elevadas. “Com isso se reduz o arrasto, perdas mecânicas e consumo de diesel”, acrescenta.

Ainda de acordo com Menoncin, trata-se de uma solução que proporciona melhor capacidade de manobra e mais conforto ao motorista quando o caminhão está com pouca carga ou vazio. Outra vantagem apontada pelo gerente de engenharia é que quando o segundo eixo motriz está levantado, e o veículo passa da configuração 6X4 para 4X2, é possível poupar até 4% no consumo de combustível. A elevação do eixo é de 14 cm, a mesma de um caminhão 6X2 com dispositivo semelhante.

O diretor de caminhões da Volvo do Brasil, Bernardo Fedalto, acrescenta que se trata de uma economia bastante interessante para o transportador, considerando o quanto o óleo diesel representa na planilha de custos do transportador. Destaca também que cerca de 50% das vendas da marca são para operações que, em algum momento, possuem trajetos nos quais o caminhão roda com pouca ou nenhuma carga, por isso, o FH 6X4 com eixo suspensor vai contribuir para melhorar a rentabilidade do transportador brasileiro. Fedalto acrescenta que esta é uma solução mais otimizada para transportes em que o fator carga é de cerca de 50% e cita exemplo de aplicações no transporte de madeira, tanques e até graneleiro.

A movimentação dos eixos é feita por botões no painel do caminhão. Na posição “automático”, um sistema eletrônico impede que o veículo trafegue com carga se o eixo estiver levantado; e também garante que o a elevação automática quando o caminhão está sem carga. O engenheiro de vendas do Grupo Volvo América Latina, Deonir Gasperin, finaliza lembrando que dirigir com o segundo eixo levantado reduz o raio de giro em até 15% e desgasta menos os pneus e o sistema de suspensão. “É uma solução muito útil para manobras em espaços mais restritos”, finaliza.