Por João Geraldo

Com fábrica própria instalada no município de Canoas/RS, desde junho passado – após 15 anos montando seus caminhões dentro das instalações da Agrale, em Caxias do Sul, a International apresenta na Fenatran deste ano seus dois produtos que comercializa no mercado brasileiro. Trata-se do 9800i, um cavalo-mecânico extrapesado com cabine em alumínio e arrebitada, e o DuraStar, modelo semipesado com cabine convencional. Na edição passada, em 2011, a empresa apresentou protótipo do AeroStar, um cavalo-mecânico que poderá ser produzido no Brasil e que deve estar em destaque no evento deste ano.

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O extrapesado da marca é equipado com motor Cummins ISM de 10,8 litros e 410cv de potência máxima a 1.900 rpm. Disponível nas configurações de eixo 6X2 e 6X4, o 9800i é equipado com caixa de transmissão mecânica Eaton sincronizada de 13 velocidades e também automatizada da mesma marca (Ultrashift Plus) FO-16E318B-MXP, com 18 velocidade à frente duas à ré. Com PBTC para até 74 toneladas, o veículo tem ainda como diferencial em relação aos concorrentes do seu segmento de mercado o painel de instrumentos com botões, mantendo a linha tradicional da marca norte-americana.

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O 9800i é equipado com motor de 410cv e caixa automatizada de 18 velocidades e painel de instrumentos no estilo dos caminhões que rodam na América do Norte

Já o DuraStar é tracionado por um motor MWM MaxxForce de 274cv de potência a 2.200rpm. Nas configurações 4X2 e 6X2 o modelo utiliza caixa de transmissão sincronizada Eaton FS6406B, com seis velocidades à frente, enquanto na 6X4 a caixa é a RT-8908LL, com 10 marchas. O eixo motriz é Meritor, com relação de redução 4,10/5,59:1, sendo a versão 6X4 com a relação de 4,88:1 A cabine tem 65% de seu conteúdo importado dos Estados Unidos, enquanto o 9800i tem 30%. Ambos os veículos atingem índice de industrialização para serem financiados via Finame.

O presidente da International Caminhões no Brasil, Guilherme Ebeling, disse que a empresa busca como o cliente do 9800i o pequeno e médio frotista, profissionais que enxergam a robustez de um caminhão. Os eixos motrizes do modelo são Méritor, sendo a versão 6X2 com caixa mecânica equipada com o modelo MS-23-186 e relação de redução de 3,40:1. A automatizada, por sua vez, recebe o eixo 23-18X, com relação de redução de 4,11:1. Os 6X4 – com PBTC para 74 toneladas – utilizam eixo Meritor MT 46-160, com relação de redução de 3,42:1, para caixa de câmbio mecânica; enquanto na versão automatizada a relação de redução é de 4,63:1. Freios ABS são item de série em toda a linha do 9800i, assim como a suspensão traseira a ar.

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Linha de produção da International, onde são montados os dois modelos da marca, começou a operar este ano, em Canoas, Rio Grande do Sul

O Semipesado da marca, o DuraStar, tem o foco para operações em aeroportos e construção, entre outros segmentos. A versão 4X2 é equipada com eixo Méritor com relação de redução 4,10/5,59:1, sendo a versão 6X4 com a relação de 4,88:1. “Sabemos das vantagens dos nossos produtos e estamos trabalhando nichos no mercado”, acrescentou. Atualmente, a rede de caminhões International conta com 13 concessionários e mais 20 pontos de serviços autorizados espalhados pelo Brasil. Guilherme Ebeling, disse que até dezembro serão abertas mais sete concessionárias.