Por Daniela Giopato
O conceito de sustentabilidade está cada vez mais presente no dia a dia das empresas, e não tem sido diferente com aquelas que atuam com produtos e serviços para o segmento do transporte rodoviário de carga. Embora possam existir casos de o discurso ser maior que a prática dados da Fundação Dom Cabral mostram que 78% das empresas afirmam ter preocupação com a sustentabilidade em suas estratégias, mas apenas 36% realmente têm ações concretas relacionadas ao tema – organizações de vários segmentos passaram a assumir o compromisso com o meio ambiente, através de programas e mudanças nos processos produtivos e operacional da companhia, com o foco na preservação do meio ambiente e assim, não sobrecarregar a utilização de recursos naturais.
Uma dessas empresas é a TW Transportes e Logísticas, empresa gaúcha especializada em armazenagem e transporte nos segmentos fracionado leve e pesado e químico, que há seis anos adota medidas para amenizar os impactos ao meio ambiente. Controle de poluentes da frota e o reaproveitamento da água da chuva através do sistema de captação são ações destacadas pela empresa. Coletada e armazenada em cisternas com capacidade para 100 mil litros cada uma, a água garante a lavagem de 280 caminhões todos os meses. “Assim evitamos a utilização do recurso de poços ou do abastecimento urbano” diz o CEO da TW, Alexandre Schmitz. Ainda de acordo com o executivo, a cada três meses são realizados testes de fumaça preta nos veículos da frota e gerado um laudo de conformidade, indicando a taxa de emissão de cada unidade.
A TW Transportes realiza também ação de descarte correto com os pneus utilizados em sua frota, os quais são enviados às empresas de reciclagem para a reutilização da borracha transformando-a em novos produtos. Esta ação, que evita a ocupação de aterros ou a disposição inadequada, é aplicada também a óleos, baterias, lixos orgânicos, madeira, lonas de freios etc. A empresa, também participante do programa Despoluir, possui duas áreas de preservação permanentes, nas quais a empresa realiza o plantio de árvores nativas em seu entorno e há cinco anos fez a primeira auditoria ambiental interna, seguindo padrões ISO 14000, finaliza Alexandre.