Embora não seja novidade no Brasil, um exemplo politicamente correto, no aspecto de redução de custo e de preservação do meio ambiente vem de um concessionário de caminhões em Brisbane, Austrália, cuja água utilizada para lavagem de caminhões, banheiros e tudo mais que for necessário é captada da chuva. Wayne Reid, gerente de serviços da revenda explica que adotou o sistema de coleta após o governo ter colocado regras limitando o consumo por pessoa.

A medida aconteceu após um período de estiagem que reduziu a quantidade de água para o consumo, por isso o próprio governo estabeleceu metas de consumo para pessoas e empresas e subsidiou a instalação de tanques para coleta. Como a concessionária que gerencia é uma das oito maiores do país, Reid optou por unidades com grandes capacidades. “Os três tanques totalizam juntos 100 mil litros de água e ficam cheios após 24 horas de chuva”, explicou.

Pela concessionária Volvo Truck & Bus Brisbaine (falaremos com mais detalhes de suas operações na próxima edição de O Carreteiro) passam mensalmente entre 600 e 800 caminhões Volvo e Mack para reparos e comercializa cerca de 240 veículos por ano(JG).