Por João Geraldo
Fotos Divulgação

A Iveco não está medindo esforços para oferecer produtos e serviços mais eficientes e se tornar uma montadora mais competitiva no mercado brasileiro. Para isso, há mais de um ano adotou um pacote de medidas e atividades envolvendo fortalecimento da rede de concessionários e os serviços de atendimento pós-vendas, além de treinamento e outras frentes para comprovar seu novo posicionamento no mercado brasileiro.

Os primeiros resultados desta ação, denominada pela empresa de “movimento pela excelência”, estão inseridos em modelos das famílias Daily, Tector e Stralis Hi-Way da linha 2017. As mudanças técnicas nos produtos são resultados de pesquisas de campo em diversos Estados para entender melhor o que o cliente deseja e lhe oferecer as soluções necessárias. Além das novidades nos produtos, a empresa adotou planos de manutenção sob medida para motoristas e frotistas e revisão com preço fixo 10% menores, em média.

“É um pacote de ações. O que queremos é estar preparados para disputar quando o mercado voltar”, disse Ricardo Barion, diretor de marketing da Iveco para a América Latina. Outro ponto destacado é o centro de treinamento, em Sorocaba/SP, com 200 metros quadrados de área e planos de manutenção desenvolvidos mais à medida para autônomos e frotistas, além de maior competitividade nos preços dos veículos, chegando a ser até 10% menor do que o praticado pelos concorrentes.

A companhia está envolvida nas ações para o novo posicionamento da marca há mais de um ano, num trabalho que incluiu também pesquisa com mais 550 motoristas, frotistas e outros profissionais do setor de vários Estados. O trabalho se prestou a levantar informações e saber qual a visão deles em relação à Iveco. Reuniões com a rede de concessionários para apresentar as ações e a nova comunicação da empresa com o mercado também fizeram parte do trabalho.

“Movimento pela excelência é um modelo de gerenciamento de alto padrão para aumentar a competitividade”, simplificou Marco Borba, vice-presidente da Iveco para a América Latina acrescentando que a companhia segue com todos os investimentos e processos industriais para incrementar nossa gama de produtos da marca Iveco. O executivo explica que os novos produtos levam em conta a demanda do mercado, dos clientes para complementar aplicações.

Os primeiros veículos desta nova fase da empresa apresentados, todos da linha 2017, trazem novidades e melhorias técnicas. As pesquisas realizadas com clientes levaram a Iveco a proceder mudanças em todas as suas famílias de veículos. Os pesados Stralis 440 e Hi-Way 440 e 480, por exemplo, receberam um pacote de alterações técnicas no trem de força para aumentar o torque e reduzir o consumo de combustível.

Motor com maior torque e mais econômico e eixo traseiro mais resistente são mudanças implementadas nos modelos Stralis 440 e 480 da linha 2017
Motor com maior torque e mais econômico e eixo traseiro mais resistente são mudanças implementadas nos modelos Stralis 440 e 480 da linha 2017

Para chegar a esse resultado os engenheiros da montadora adotaram um pacote de mudanças no motor que incluiu nova turbina, coletores de escape, além de um volante do motor e aumento da eficiência do sistema de arrefecimento. Tudo isso exigiu uma nova calibração do motor e caixa de transmissão. Na prática, os motores ganharam mais torque e retomadas mais eficientes. Técnicos da montadora dizem que as mudanças resultaram em economia de combustível de até 10%.

A linha Hi-Way passou a contar com “modo econômico”, acionado por uma tecla no painel. Todos os modelos pesados (nas versões 4X2 e 6X2) receberam uma nova geração de eixo de tração produzido pela Meritor, denominado MS i8X. Os principais diferenciais deste eixo são coroa e pinhão forjados e utilização de solda a laser para fixação das peças internas. O novo conjunto mecânico promete ser mais resistente para operação em rodovias, estradas de terra e tráfego urbano, consequentemente, com maior vida útil dos componentes internos.

Daily 40S14
Daily 40S14

Um lançamento que chega na linha 2017 é o Daily 40S14, um veículo de distribuição para atender clientes fora das regiões com restrição de circulação. O veículo – com PBT técnico de 4.860kg, sendo 1.860kg só de carga – é equipado com motor de três litros e 146cv de potência produzido pela FPT, empresa do grupo CNH Industrial, ao qual também pertence a Iveco. Barion destacou que o modelo tem BNDES e Finame e que se trata de um modelo específico que deverá ter maior volume de vendas nas regiões onde não há restrição de circulação para veículos de carga acima de quatro toneladas de PBT.

Daily 40S14 é a novidade da Iveco para concorrer no segmento de distribuição urbana, com foco maior em área fora das zonas de restrição de circulação
Daily 40S14 é a novidade da Iveco para concorrer no segmento de distribuição urbana, com foco maior em área fora das zonas de restrição de circulação

A família Tector 2017, que concorre num segmento que representa cerca de 30% dos caminhões comercializados no País, também recebeu melhorias e novos produtos. Ricardo Barion explica que no segmento de 17 toneladas na configuração 4X2, a novidade é o Tector 170E21, cujo destaque maior é o motor de quatro cilindros, 4,5 litros e 206cv de potência. “O torque de 720Nm é o maior da categoria e a capacidade de carga deste novo modelo cresceu em 150 quilos devido à redução de peso”, acrescenta Barion, citando também a nova suspensão da cabine que substituiu o coxim/coxim por coxim/mola, tornando veículo mais confortável.

A Iveco ampliou também a oferta de Tector 6X2, com a versão 240E30, também com novo motor de 6,7 litros e 1.050 Nm de torque e 300cv de potência, em substituição ao propulsor de 5,9 litros, 950Nm. “Esse novo motor faz com que o caminhão seja mais ágil e consuma menos combustível”, diz o executivo. Outra novidade da linha 2017 são os modelos 8X2 nas versões 310E28 e 310E30, com quarto eixo direcional de fábrica. Os veículos, que ganharam seis toneladas de carga, contam com suspensor pneumático e suportes do sistema de direção do segundo eixo fundidos.

Outra novidade da Iveco é o semipesado Tector 240E30 6X2 equipado com motor de quatro cilindros e 4,5 litros e 300cv potência
Outra novidade da Iveco é o semipesado Tector 240E30 6X2 equipado com motor de quatro cilindros e 4,5 litros e 300cv potência

Na linha de caminhões vocacionais, as novidades da Iveco também frutos do “movimento pela excelência” são Tector Coleta 170E28 6X2 e Tector Construção 260E30 8X4. O semipesado para coleta sai de fábrica na configuração 6X2 com eixo Pusher, entre eixos específico, escape vertical e suspensão traseira com molas curtas e reforçadas. Outras características técnicas são amortecedor recalibrados: alavanca de freio manetin, chicote elétrico para cargas adicionais e embreagem reforçada. O banco tem banco com forração em vinil.

A linha de caminhões Iveco 2017 chegou com duas novas opções de veículos vocacionais 8X2, o 310E28 e 310E 30 (foto), ambos com quarto eixo de fábrica
A linha de caminhões Iveco 2017 chegou com duas novas opções de veículos vocacionais 8X2, o 310E28 e 310E 30 (foto), ambos com quarto eixo de fábrica

Já a versão para construção 260E30 se destaca como um caminhão robusto para enfrentar aplicações em condições mais severas. Para isso é equipado com escapamento vertical tomada de força, pneus de uso misto, chicote elétrico específico para a aplicação reservatório de ar adicional para pressurização da água da betoneira, elemento de segurança para o filtro de ar, espelhos extras para auxílio nas manobras, proteção do radiador e suspensão reforçada.

Queremos estar preparados para disputar quando o mercado voltar, disse Ricardo Barion, diretor de marketing da Iveco para a América Latina Foto: Pedro Nicoli
Queremos estar preparados para disputar quando o mercado voltar, disse Ricardo Barion, diretor de marketing da Iveco para a América Latina
Foto: Pedro Nicoli

De acordo com Barion, nos casos em que o veículo necessita de uma caçamba basculante ele recebe uma tomada de força com acionamento no painel, além de iluminação na parte traseira com sinal sonoro, suspensão recalibrada para a operação e protetor de cárter.