Por João Geraldo

Para uma feira que no início de 2009 era totalmente incerta se seria realizada, face ao momento econômico vivido pelo País que havia visto as vendas de caminhões despencarem a partir do quarto trimestre de 2008, a Fenatran – que aconteceu em São Paulo entre os dias 25 e 30 de outubro – se superou e proporcionou resultados bem acima daqueles esperados pelas empresas participantes. Com o foco na sustentabilidade e meio ambiente, a 17ª edição do maior evento de transporte da América Latina apresentou tecnologias e novos produtos com o otimismo de que o Brasil está caminhando para frente, e que o segmento do transporte rodoviário de cargas está bem representado tanto pelas montadoras de veículos automotores, quanto pelos fabricantes de implementos rodoviários, de motores, pneus e equipamentos de rastreamento e monitoramento entre várias outras empresas que atuam no setor.

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“Estamos vendo a crise sendo expulsa do País. O setor de veículos de cargas está respondendo e estaremos prontos para atender a demanda”, disse Jack Schneider, presidente da Anfavea, entidade que congrega os fabricantes de veículos automotores. Em seu discurso na abertura do evento para o público, o dirigente acrescentou que não faltarão caminhões, pois o compromisso está assegurado. A Fenatran deste ano homenageou também os 60 anos de atividades da Randon. O fundador da empresa, Raul Randon, lembrou que o transporte é a última coisa que para, por isso é preciso produzir implementos mais econômicos para atender os clientes.

MAN E VOLKSWAGEN, UMA NOVA REALIDADE
Um dos grandes destaques desta edição da Fenatran foi o lançamento oficial da marca MAN no mercado brasileiro, que entra no País através da compra da Volkswagen Caminhões e Ônibus, anunciada em 15 de dezembro de 2008. Durante a Feira, o presidente da MAN Latin America, Roberto Cortês, anunciou que as primeiras 100 unidades a serem produzidas em Resende/RJ, depois de 2011, da linha TGS e TGX já estão comprometidas para as empresas de transportes, a Julio Simões, Arcom e Binotto. Os modelos MAN chegam para completar a linha Volkswagen na faixa acima de 400cv de potência e quatro deles estiveram expostos na Fenatran: TGS 26.480 6X4, TGS 28.480 6X2, TGX 33.540 6X4 e TGS 41.480 8X4.

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No primeiro trimestre de 2010, a empresa inicia testes com caminhões movidos com a mistura etanol/biodiesel, na proporção de 70/30%. Este trabalho será conduzido pela engenharia de Resende em parceria com a área técnica da MAN sediada na Alemanha e os primeiros protótipos serão avaliados em frotas de clientes do setor sucroalcooleiro. Ainda na área de combustíveis, a empresa prossegue nas pesquisas para o uso de GNV (Gás Natural Veicular) em parceria com os fabricantes de motores Cummins e MWM International. Também lançou na Fenatran um caminhão movido 100% a biodiesel, fruto de parceria com a Bertin. “Um dos maiores desafios da indústria automobilística atualmente é a obtenção de novas tecnologias de propulsores veiculares e o desenvolvimento de novos combustíveis que possam substituir os derivados de petróleo”, lembrou Cortês. Na Europa a MAN oferece ônibus urbanos com tecnologia diesel/elétrico em série e segundo a empresa a previsão é comercializar caminhões leves com a mesma tecnologia em 2012. Os produtos da marca Volkswagen, por sua vez, continuarão a atender o mercado com modelos semi-leves, leves, médios e pesados, sendo que uma nova cabine, mais leve, para as linhas Delivery e Worker poderá ser um próximo passo a ser dado pela MAN Latin America, após a chegada dos modelos extrapesados TGS e TGX.

MERCEDES-BENZ REFORÇA LINHA PESADA
Um estradeiro com motor V6 de 456cv de potência, caixa de câmbio automatizada de 12 velocidades, suspensão a ar, piso totalmente plano, capacidade para o aparelho de ar condicionado funcionar durante oito horas com o motor desligado e dispositivos eletrônicos de segurança como controle de faixa e bloqueio de deslocamento são algumas das características do Actros 2046 LS 6X4. O veículo é uma das armas da Mercedes-Benz para concorrer no mercado de cavalos-mecânicos extrapesados com a chegada de novos produtos no mercado brasileiro e começa a ser entregue no primeiro trimestre de 2010 com preços a partir de R$ 380 mil, conforme foi informado durante a Feira. O veículo foi eleito o “Caminhão do Ano de 2009” na Europa, título conquistado no Salão de Hannover (IAA), na Alemanha.

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A montadora apresentou também novas opções da linha Axor, com os modelos 2535 6X2, um estradeiro para reforçar a faixa onde já atuam as versões 2540 e 2640, para PBTC até 48/50 toneladas. Outra novidade da linha Axor é o 4144 com caixa de câmbio semi-automatizada, para aplicações na mineração e construção civil. No total foram 10 novos produtos para completar a linha para o mercado brasileiro.

Na ocasião foi apresentado também o novo presidente da Mercedes-Benz do Brasil, Jürgen Ziegler, que substitui Gero Herrmann. Ziegler, que já trabalhou em unidades da Índia, China e Turquia, adiantou que os resultados obtidos pela Mercedes-Benz no Brasil este ano e no próximo irão cooperar muito com o Grupo Daimler e certamente a unidade do Brasil receberá mais investimentos. “É importante chegar ao Brasil em um momento em que os números do PIB são bons. O mercado automotivo brasileiro está mostrando ótimo desempenho num momento de dificuldades mundial”, disse o novo dirigente.

IVECO MODELO LEVE DE CABINE AVANÇADA
Um modelo EuroCargo 4X2 com motor movido a gás e emissões quase zero, o Daily Elétrico, motor a etanol e um extrapesado Stralis – que poderá rodar com uma mistura de até 30% de biodiesel – foram alguns dos destaques da Iveco para mostrar que a empresa tem tecnologia e produtos sustentáveis para oferecer ao segmento do transporte rodoviário de carga.

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Outro grande destaque da montadora na Feira foi o lançamento do seu novo caminhão para o segmento de leves, o Vertis, que chegou para atuar na faixa de carga de 9 a 13 toneladas de PBT. Apresentado como sendo a primeira família desenvolvida na fábrica instalada em Sete Lagoas/MG, o projeto exigiu investimentos de 53 milhões de reais e envolveu participação de 150 profissionais e 23 protótipos rodaram mais de um milhão de quilômetros em testes.

Renato Mastrobuono, diretor de engenharia da Iveco, explicou que um dos destaques do Vertis é o seu trem de força, que conta com motor de quatro cilindros com opções para 160 e 180cv de potência e caixa de transmissão ZF de cinco velocidades. O modelo vai disputar espaço principalmente na distribuição de mercadorias em trechos de até 300 quilômetros de distância, nas configurações baú e carga seca, entre outros. Marco Mazzu, presidente da Iveco Latin America, disse que o Vertis terá papel fundamental na estratégia da empresa, pois ele completa a linha de produtos da marca no País, que agora passa a disputar em todos os segmentos.

VOLVO DESTACA SEGURANÇA
Além de apresentar ao público da Fenatran o caminhão mais potente do mundo, o FH 16, equipado com motor de 700cv e que já atende aos níveis de emissões Euro 5, a Volvo reuniu em seu estande o que existe de mais moderno em termo de tecnologia veicular já disponível para os transportadores. “O modelo FH, por exemplo, já é comercializado no mercado brasileiro com o Controle Eletrônico de Estabilidade. Identificado como ESP, sua função é reduzir a possibilidade de derrapagem e capotagem em curvas fechadas quando a velocidade do caminhão está incompatível com as curvas”, explica Bernardo Fedalto, gerente de caminhões da linha F.

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Se o veículo entra em uma curva em velocidade maior que a necessária, o sistema reduz automaticamente o torque do motor e faz aplicação individual dos freios nas rodas. Fedalto acrescenta que a correção do torque é feita por um sistema inteligente que identifica as informações da rotação do motor, do sinal do pedal do acelerador e da força que o motorista imprimiu na frenagem. Ainda de acordo com ele, um levantamento feito pela União Européia indica que o ESP pode reduzir em até 35% o risco de acidentes desta modalidade, e lembra que o Brasil tem números alarmantes nesta área, precisando, portanto, de soluções inovadoras de segurança.

Outros dispositivos de segurança incorporados aos caminhões da marca são o LKS (Monitoramento de Faixa de Rodagem), o ACC (Piloto Automático Inteligente) e o LCS (Sensor de Ponto Cego), que auxiliam o motorista a conduzir o caminhão com mais segurança. O LKS, por exemplo, previne a saída involuntária do caminhão da faixa de rodagem. Sérgio Gomes, gerente de planejamento estratégico da Volvo, comenta que se trata de uma tecnologia muito importante, porque reduz o risco do caminhão avançar sobre a pista contrária e provocar acidente grave com outros veículos. Já o ACC controla a velocidade e emite sinais quando há um veículo à frente e automaticamente a velocidade se houver necessidade, enquanto o LCS utiliza radar que informa a existência de objeto na lateral direita quando o veículo está trocando de faixa.

A Volvo enfatizou também o conforto da cabine de seus caminhões e destacou a série especial VM Eco Experience, equipada com motor de 260cv e eixo na configuração 6X2, como um modelo que reúne economias de combustível e respeito ao meio ambiente. Outros detalhes do veículo, lançado no primeiro semestre de 2009, são a cabine leito na cor verde metálico, caixa de marchas de nove velocidades, eixo traseiro de simples velocidade e parassol externo, entre outros detalhes.

FORD ANUNCIA INVESTIMENTOS E NOVO CARGO
Com o tema “Ford Caminhões, seu parceiro no passado, no presente e no futuro”, a montadora anunciou novo investimento de R$ 370 milhões para o período de 2010 a 2013, que serão aplicados no desenvolvimento de novos produtos, aprimoramento da manufatura e serviços. Oswaldo Jardim, diretor de operações de caminhões América do Sul, disse que o Brasil terá muitas oportunidades nos próximos 10 anos e tudo implica em transporte e anunciou a chegada de um novo Ford Cargo. “O investimento inclui também o Ford Cargo com cabine-leito, que será produzido na fábrica de São Bernardo do Campo no início da nova década. Seu lançamento está sendo muito bem preparado”, afirmou Jardim.

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Bastante otimista, o executivo disse que até setembro a marca atingiu participação de 18,8% e que deve fechar 2009 com 20%. Em sua opinião, o mercado total deverá encerrar o ano de 2009 com mais de 100 mil unidades. Ainda de acordo com o executivo, o índice de satisfação dos clientes da marca melhorou em 25% nos últimos quatro anos, cujo número deve chegar a 125 até o final de 2009.

Uma das principais novidades da marca na Feira foi o pré-lançamento da Transit chassi cabine, que começará a ser vendida no Brasil a partir de abril de 2010. Concebida para PBT de 3.500 quilos, o modelo chega para atuar no segmento de entrega urbana e pode rodar livremente em zonas que restringem a circulação de caminhões e o motorista não precisa ser habilitado com CNH profissional. Atualmente, o Transit é comercializado no País nas versões furgão longo e curto e van de passageiros.

Entre os pesados, os modelos 2628 6X4 e 2622 6X4 e 1722e, da linha Cargo 2010, oferecem opção de tomada de força traseira para a instalação de implemento de betoneira e compactador de lixo. Pedro Aquino, gerente de marketing da Ford Caminhões, acrescenta que a tomada de força traseira é um importante diferencial, pois torna mais simples e rápida a implementação do veículo. Outro destaque da empresa na Feira foi o Cargo 1832e, um caminhão rodoviário com engate para uma segunda carroceria, também conhecida como julieta. O veículo é equipado com motor de 320 cv de potência e tem capacidade máxima de tração 45.150 quilos.

AGRALE REFORÇA LINHAS DE LEVES E MÉDIOS
Fabricante brasileiro de caminhões, chassi de ônibus, tratores e motores, a Agrale deu destaque na Fenatran ao modelo leve 8.500, agora com motor eletrônico, e o médio 13000 caçamba nas versões 4X2 e 6X2, com menor distância entreeixos (3.560mm para a versão 4X2 e 4.784mm para a 6X2) em relação aos modelos já comercializados, que oferecem 4.800mm e 6.024mm respectivamente.

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No caso do modelo leve, com a nova motorização, o veículo da linha 2010 ganhou mais agilidade e redução nas emissões de poluentes, tornando-se um veículo mais competitivo no mercado que atua. Flávio Crosa, diretor de vendas e marketing da Agrale, explica que procurou proporcionar um upgrade para os clientes da marca, oferecendo um modelo mais econômico e com menores índices de emissões, além de o veículo ter ficado mais ágil e com menor consumo de combustível na aplicação de cargas e descargas urbanas.

Já o modelo 13000 Caçamba marca o ingresso da Agrale em um novo nicho de mercado para a marca, o de coleta de lixo e cargas especiais. Crosa explica que agora o entreeixo mais curto é original de fábrica e dispensa qualquer alteração no chassi para encarroçamentos especiais. O motor MWM 6.10 TCA Euro 3, seis cilindros e 173cv de potência a 2.400rpm foi mantido. Outros detalhes técnicos do modelo são caixa de câmbio Eaton de seis velocidade e a direção hidráulica ZF Servocon.

SCANIA DESTACA CONFORTO E PRODUTIVIDADE
As inovações dentro e fora da cabine da linha 2010 foram o destaque da Scania, que apresentou mais uma opção para a série R, com a versão leito para uma ou duas camas. A montadora, que após o lançamento da série 4 no Brasil, no final dos anos 90, adotou o conceito de evolução contínua, expôs na Fenatran novos caminhões com mudanças externas na cabine, na ergonomia e conforto para o carreteiro e no desempenho e economia de combustível. “Produzimos aqui o que há de mais moderno, como é na Europa e estamos prontos para atender a demanda de qualquer cliente”, afirma Christopher Podgorski, diretor geral da Scania no Brasil.

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Evolução contínua para a Scania significa aperfeiçoamento e melhorias constantes nos caminhões a partir de informações vindas de transportadores e motoristas. Além do espaço e cores internas da cabina, detalhes da maneira de dirigir têm grande influência na produtividade e cansaço do carreteiro. O posicionamento correto dos pedais e os ajustes do banco, por exemplo, evitam desgastes excessivos do tornozelo e da coluna lombar, porque permitem melhor utilização dos músculos da coxa e da perna durante o acionamento dos pedais. Outras soluções ficam por conta da alavanca de troca de marchas e da regulagem milimétrica dos bancos (encosto e assento) e ajuste do volante da maneira mais adequada ao biotipo do motorista. A nova cabine conta ainda com 33 compartimentos para guardar objetos e colchão ortopédico de espuma. O painel também é novo e o revestimento tem mais textura, imita couro e tem o rádio integrado. No modelo highline, os controles são integrados ao volante.

Os modelos G e R da linha 2010 são facilmente identificados pela grade dianteira com barras horizontais mais estreitas sempre na cor cinza e o parachoque teve seu desenho ajustado à grade, mas esta modificação – que melhora o fluxo de ar no motor – não chega agora à linha P. O conjunto ótico oferece opção de luzes LED diurnas e são integradas ao design do veículo. “Com as mudanças no interior e exterior das novas cabines, a Scania quer reforçar o conceito de caminhão Premium, de um produto em que os detalhes fazem toda a diferença para a rentabilidade do transportador, bem como o conforto e produtividade do motorista”, acrescenta Podgorski.

A oferta da cabine R normal lançada na Fenatran preenche uma lacuna que havia entre a G e a Highline. A diferença entre uma e outra é a altura. A cabine R tem o piso mais plano que a G, enquanto a P (modelos de 230 a 340cv) é baixa e tem em seu interior o ressalto do motor. Para a Scania, a cabine R normal deverá ser o carro-chefe de vendas. Além da motorização de 230 a 500cv de potência (este V8), a Scania tem também em seu portfólio uma versão de 580cv, esta importada.

PNEUS MOREFLEX
A Moreflex apresentou seus recentes lançamentos para o segmento de transporte, que consiste em dois novos desenhos para as bandas de rodagem da Série H, MHF1 e MHT2; a Ligação MAC, que permite a adesão da banda de rodagem sem a utilização da cola líquida; o Moreflex Auto Controle, um sistema digital programável instalado na autoclave que controla e monitora todo processo de vulcanização e a linha MTA de banda pré-moldada fora-de-estrada.

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TIPLER
A Tipler lançou a linha Ecomais, banda pré-moldada para pneus de eixo livre e de tração, que atendem a atual tendência de mercado de produtos que ajudam na economia de combustível. A empresa expôs também as cinco bandas eleitas como “campeãs em rentabilidade”, a RT30, RT31, RT51, RT74 e a RT82. O cliente também obteve informações sobre todas as séries, com seus desenhos e aplicações específicas e sobre as ferramentas de gestão e sistemas exclusivos que a Tipler proporciona aos frotistas e recapadores.

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VIPAL
A empresa demonstrou na Fenatran sua preocupação em oferecer bandas de rodagem ecologicamente corretas que garantam redução no consumo de combustível e proporcionem maior rendimento quilométrico. Denominadas de Ecotread (Vipal) e Greentread (Tortuga), os produtos – três modelos de cada marca – fazem parte do Projeto de Sustentabilidade do Transporte da Vipal. De acordo com Eduardo Sacco, gerente de marketing da empresa, a economia proporcionada pelas bandas, conforme testes realizados em laboratório e também em rodovias através de 84 pneus testados em caminhões da Centronor, a banda com desenho de tração apresentou ganho quilométrico de 5,6% e mais 4,7% de economia de combustível. “Em outros testes de estrada no Centronor, se confirmou economia de combustível de 10% no conjunto cavalo-carreta e rendimento quilométrico de 6% na carreta”, detalhou Sacco, acrescentando que em 100 mil quilômetros as bandas Eco podem proporcionar uma economia de 4.273 litros de diesel por caminhão.

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HANKOOK
Presente há 15 anos no mercado brasileiro, a Hankook, fabricante de pneus sul-coreana, apresentou dois novos produtos para a linha pesada, o AH22, para média e longa distância, e o AU03, para o transporte urbano de passageiros. Outros modelos apresentados pela empresa foram os rodoviários para longas distâncias AL 02 e DL 05; e para média distância o DH 05, além do misto AM 06 para aplicações dentro e fora da estrada.

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LEVORIN
A Levorin Pneus ampliou sua linha de bandas de rodagem com cinco novos produtos: LDE2, para eixo de tração; LTC01, indicado para treminhão no transporte canavieiro; LUR desenvolvida para atender o setor de transporte urbano de passageiros, como ônibus e micro-ônibus; LRE (direcional), para eixos livres em carretas e LMI, para aplicação em empilhadeiras.

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BRIDGESTONE BANDAG
A Bridgestone Bandag destacou entre os seus produtos o pneu R155 – modelo para o segmento de transporte urbano de cargas e passageiros, lançado após a união com a Bandag. Outro destaque da empresa foi o R297, projetado para equipar caminhões e ônibus em trajetos rodoviários de média e alta severidade. A empresa ressalta que o R297 – pneu utilizado pelos caminhões da F-Truck – oferece maior tração no molhado, menor retenção de pedras e proporciona menor consumo de combustível.

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GOODYEAR
Empresa que lançou mais de 50 produtos no mundo no ano de 2009, a Goodyear apresentou na Fenatran quatro novos pneus, o G6770TR, G677 MSD, G686 MSS e G32 Cargo e banda pré-curada G600 EL, a qual tem um desenho que minimiza a retenção de pedras, alivia tensões do fundo do sulco e reduz o ruído, segundo informações da empresa. Outra característica do produto é um desenho que proporciona regularidade no desgaste e redução da geração de calor, o que melhora a recapabilidade da carcaça. Já o pneu G677OTR é adequado para o serviço fora-de-estrada e indicado para frotas que demandam tração e melhor desempenho em terrenos com condições severas; o G677 MSD é para aplicação no serviço misto em eixos de tração; o G686MSS, voltado para o serviço misto em eixos direcionais e livres, que também pode ser utilizado nos eixos de tração moderada, como ônibus e o G32 Cargo é pneu que tem como característica a construção reforçada combinada com um composto especial na banda de rodagem que juntos podem aumentar sua longevidade em até 20%, informa a empresa.

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CONTINENTAL
A Continental Pneus apresentou como lançamento as bandas de rodagem ContiTreadTM, disponíveis para os pneus HSR1, HDR1 e HSC1 da marca, produtos desenvolvidos empregando a tecnologia Premium CUT to Lenght (corte no cumprimento). A empresa destacou também a linha completa de pneus de carga, formada pelos modelos HSR1 11.00R22 com câmara, o LSU, para atender às demandas do deslocamento centralizado e os modelos HSC1, HDC1, HDR1, LSR1, HSU, HTL1 e HDL1.

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VULCAFLEX
Há quase 20 anos no segmento da produção de borracha para reparo e reforma de pneus, a Vulcaflex destacou sua participação na Fenatran com novos produtos, sendo um deles o Camelback de Baixa Rotação desenvolvido para pneus de baixa rotação, como agrícolas e de terraplanagem. Oferecido ao mercado em rolos ou mantas para utilização em cilindros, o produto, garante a empresa, tem formulação que proporciona grande resistência em terrenos de alta severidade. A Vulcaflex apresentou também como lançamento o Vulcapet, reparos para pneus reformados no processo de remoldagem de aplicação fácil e prática. O evento marcou também a apresentação do novo logotipo da empresa.

IMPLEMENTOS

RECRUSUL
A Recrusul efetuou três lançamentos na Fenatran: o bitrem de aço carbono para o transporte de combustível, com capacidade de PBT de 57.000kg e tracionado por cavalo-mecânico 6×2; o semirreboque frigorífico constituído em aço estrutural com longarinas em viga “I”e o silo basculante com capacidade entre 59m3 (unidades sobre chassis) e 70m3 (semirreboque ou combinações de reboque). A linha de tanques para produtos químicos, para leite, silo rígido e carroceria frigorífica produzidos pela empresa também foram expostos.

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RODO LINEA
A Rodo Linea apresentou na Fenatran sua nova linha de produtos formada pelo reboque canavieiro bilateral (com basculamento para ambos os lados com a inversão do pórtico), semirreboque canavieiro customizado para grãos; a família 2010 de basculantes, que marca o ingresso da empresa no segmento de leves; além das inovações no semirreboque carga seca extensível e o semirreboque carrega-tudo tipo lagartixa. Outros produtos, como o porta-contêiner, que traz como opcional a versão equipada com freios ABS, também esteve no estande.

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RANDON
A Randon S.A. participou da Fenatran com a Série 60 anos integrada pelas linhas graneleira, base de contêiner, sider, furgão e frigorífico com pintura duratech, que consiste no pré-tratamento e na preparação das superfícies dos produtos e peças para recebimento do fundo (e-coat) e a camada de acabamento (top-coat). Outros produtos da empresa – que receberam na Fenatran homenagens pelos seus 60 anos de atividades – foram o semirreboque basculante com caixa de carga deslizante; carrega-tudo multiuso; frigorífico com chassi deslizante; família multisetas II e o pneu StradaR, na medida 295/80 R22,5, que chega para atender o mercado de reposição de semirreboque e veículos de carga em geral.

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GUERRA
A novidade da Guerra foi a linha de implementos geração 2010, formada pelo gran G 4 eixos (semirreboque com PBTC de até 57 toneladas e 500 quilos a menos de tara); furgão G Wingliner, com sistema hidráulico para abertura das laterais; semirreboque tanque Fórmula G, para o setor de distribuição de combustível e capacidade para 35 mil litros com sete compartimentos para o transporte de diferentes tipos de carga e o bitrem basculante G Performance, de 57 toneladas de PBTC para o setor de construção civil. A geração 2010 conta com protetores laterais, equipamento localizador e bloqueio autônomo remoto, pintura a pó, laterais tecno 10, sinaleira em LED e paralamas antispray.

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ROSSETTI
A Rossetti destacou na Fenatran o semirreboque basculante lateral de 3 eixos distanciados e 11 metros de comprimento, lançado este ano. A novidade do veículo é o basculamento lateral possível mesmo com veículo em movimento, conforme explica a empresa. Entre outros destaques, a Rossetti expôs também a caçamba meia cana e a caçamba basculante pistão frontal, mais leve, com três estágios fixados por munhões.

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NOMA
Além dos produtos tradicionais, como o semirreboque carrega tudo, semirreboque tanque, bitrem basculante, bitrem graneleiro e o semirreboque basculante meia cana, a Noma destacou um novo conjunto caminhão-trator 8×2 mais semirreboque carga seca 3 eixos, com maior capacidade para o transporte de carga. Comparado com o tradicional 6X2 com carreta três eixos, o novo modelo representa um ganho superior a 1.200kg na capacidade de carga. A empresa também divulgou o Consórcio Nacional Noma, lançado recentemente.

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LIBRELATO
Entre os lançamentos da Librelato, que este ano comemora 40 anos de atuação no mercado, estão o semirreboque articulado 4 eixos bitrem tanque modelo 46.000 litros, cuja base possui estrutura autoparte com longarinas de viga em formato “I” confeccionada em chapa de aço; o semirreboque basculante 3 eixos modelo meia cana, com abertura hidráulica da tampa traseira, que atua simultaneamente ao basculamento; o semirreboque sider com 3 eixos distanciados e o coletor compactador carga traseira manual, mecanizada ou mista, equipamento para montar sobre chassis de caminhões 4×2 ou 6×2-4, com tampa de carga de posição e acesso traseiros. Além dos lançamentos, a empresa expôs o semirreboque carrega – tudo rebaixado com 3 eixos – com pescoço removível; o semirreboque articulado 4 eixos bitrem florestal; semirreboque articulado 4 eixos bitrem carga aberta; semirreboque 7 eixos bitrem basculante; semirreboque basculante 3 eixos super leve e o semirreboque 6 eixos bitrem chassi contêineres bitrenzão.

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FREIO

HALDEX
A Haldex apresentou a linha de sistemas de controle eletrônico de freio, com o EB , sistema antibloqueio ABS Tk , sistema antibloqueio ABS Modular, e o TRS Haldex (Trailer Roll Stability), que combina ABS com controle de estabilidade anti-tombamento. Outros produtos da empresa em exposição foram o TrCM, que integra a válvula push pull com função de estacionamento, válvula push pull com função liberação/desfrenagem, válvula de emergência e a reguladora de fluxo; e o novo painel PPI (Push Pull Integrada), que reúne em uma peça funções de comando necessárias em veículos rebocados com freio pneumático.

MASTER
A Master aproveitou a Fenatran para apresentar seus novos modelos de freios. Entre os destaques estão os modelos 350×200, desenvolvido sob medida para semirreboques com rodas de 19,5 polegadas; o modelo 325×80 destinado aos clientes que preferem freios a ar (pneumáticos) em função da aplicação de veículoss de entrega urbana que exigem elevado nível de frenagem; e o modelo 16,5×10 para aplicação especialmente em reboques canavieiros.

RASTREAMENTO

GRUPO ZATIX
O grupo Zatix levou para a Fenatran as marcas Omnilink e Graber para demonstrar as novidades em serviços e soluções para o mercado de rastreamento e monitoramento, além de promover ciclo de palestras e debates para explicar as novas tecnologias. Um dos destaques da empresa foi o lançamento do Anti-Jammer Inteligente, da marca Ominilink, que atende o segmento de carga, logística e telemetria em transporte. A solução foi desenvolvida para atuar no combate ao uso do jammer, equipamento que bloqueia o sinal de comunicação de rastreadores.

QUANTA
A Quanta aproveitou a sua participação na Fenatran para lançar dois modelos de rastreadores: o Tetros Moto (para motocicletas) e o Tetros Auto (automóveis e caminhões), ambos homologados pela Anatel. Os produtos serão oferecidos diretamente às montadoras e importadoras de veículos, mas também estarão disponíveis no aftermarket. O atual portifólio da empresa, com 22 anos de atuação no mercado, conta com a linha Tetro, composta pela 3ª geração de rastreadores dos modelos Mini, Baby, Midi e Maxi – para veículos de carga.

AUTOTRAC
O novo Autotrac Celular e o Autotrac Telemetria foram os dois grandes destaques da empresa na Fenatran. Desenvolvido para atender empresas de transporte, distribuição, logística e prestação de serviços com atuação predominantemente urbana, o Autotrac Celular utiliza a rede de comunicação de dados GSM/GPRS e permite o uso de um ou dois chips e habilitação do módulo telemetria sem necessidade de hardware, o que permite informação ao cliente sobre a condução do veículo. Já o Autotrac Telemetria, utilizado para o gerenciamento de frota, monitora informações sobre a viagem, velocidade e distância percorrida entre outros dados transmitidos através da tecnologia GSM/GPRS.

SASCAR
A Sascar apresentou um software que avalia a maneira como o motorista dirige. A empresa exibiu também um computador de bordo multifuncional que permite que o veículo se transforme em um access point para os passageiros agregando diversas tecnologias. Trata-se do iMXT, com portas USB que conectam todo tipo de dispositivo e facilita manobras com o auxílio de câmeras de marcha à ré e disponibiliza acesso web via wi-fi para os usuários. Palestras sobre competitividade e conquistas e o uso da tecnologia na preservação e redução de acidentes e no apoio à produtividade no transporte rodoviário também foram oferecidas pela empresa.

AUTOSAT
Um novo conceito em rastreamento, composto por módulos autônomos que trabalham em rede dentro do veículo, foi o lançamento da Autosat na Feira deste ano. Pelo sistema, quando uma parte do veículo é atacada a outra fica sabendo e comunica imediatamente a central de informações. O sistema da empresa opera pela Internet e utiliza servidores localizados dentro de Data Center e permite o acompanhamento e consulta simultâneo do rastreamento em qualquer computador conectado. Outra novidade apresentada foi o equipamento portátil à prova de água, que pode ser instalado na parte interna ou externa do veículo.

ONIXSAT
A OnixSat divulgou três novos produtos para o mercado de rastreamento, o OnixNav, navegador desenvolvido para a distribuição de carga nos centros urbanos, que opera por comunicação GPRS e possui GPS super sense interno; o rastreador OnixSpy 2, uma evolução do OnixSpy, com melhor posicionamento tanto de localização por GPS quanto de comunicação por GPRS e o OnixTrailler, um rastreador de redundância para a carretas. O equipamento possui tecnologia de localização por GPS e comunicação por GPRS. A empresa lançou também o “jammer detect” (detector de jammer), uma função nos rastreadores da família OnixSmart, que acusa se o rastreador sofreu efeito de “jammer”.

PETROLEIRAS

YPF
A YPF apresentou a nova série XV para motores diesel pesados, composta por quatro produtos, o XV500, óleo sintético multigrau 10W-40, com características antioxidantes e desempenho no controle de fuligem; XV300, óleo mineral multigrau 15W-40 com desempenho no controle de fuligem e características antioxidantes; XV200, óleo mineral multigrau 15W-40 com tecnologia de controle de fuligem e proteção contra o desgaste e a oxidação e XV100, óleo mineral 15W-40, com desempenho no controle de fuligem e características antioxidantes.

SHELL
Uma nova formulação do Shell Fórmula Diesel, combustível para veículos pesados tendo como principal melhoria uma maior capacidade de limpeza interna do motor, foi um dos destaques da empresa na Fenatran. Entre as características do produto consta a prevenção de formação de depósitos nos bicos injetores, o que representa economia no consumo de combustível e redução de emissões de gás carbônico. De acordo com a empresa, embora seja voltado para os eletrônicos, a nova fórmula mantém os benefícios também para os motores mecânicos.

CHEVRON
A Chevron apresentou a nova família de produtos Ursa para veículos pesados lançada este ano. Entre os produtos da linha estão o Ursa® Extended Life Coolant Nitrite Free Concentrate – fluido para radiadores, que requer prévia diluição em água limpa; Ursa® Premium Grease, graxa de múltiplas aplicações, operando em condições severas; Ursa® Extended Life Coolant Nitrite Free Premix 50/50, fluido para radiadores, que não requer adição de água; Ursa® Synthetic HD Gear Lubricant SAE 75W-90, óleo lubrificante sintético desenvolvido para proporcionar superior proteção contra o desgaste; Ursa® Premium TDX, óleo para motores a diesel de veículos de transportes; Ursa® Synthetic MTF HD SAE 75 W-80, lubrificante sintético para transmissões manuais.

PETROBRAS
A Petrobras destacou o CTF (Controle Total de Frotas), sistema de abastecimento totalmente automatizado que visa agilizar e otimizar o processo de abastecimento de frotas, cujo objetivo principal é proporcionar economia, eficiência e segurança para a frota contratada. Outro destaque da companhia, o lubrificante Lubrax Turbo Vigoros, multiviscoso, atende às exigências da classificação de desempenho API-CF-4, com grau de viscosidade 25W-60. Direcionado, principalmente aos motores diesel de veículos pesados, o produto está disponível na embalagem de 20 litros.