Por Daniel Rela
Dobrar a capacidade de produção até o final de 2015. Este é o objetivo da Continental do Brasil com a ampliação de sua fábrica brasileira, em Camaçari/BA, passando dos atuais 500 para 550 mil m². Em 2010, a unidade foi responsável pela produção de cerca de 4,5 milhões de pneus de passeio e 315 mil de carga. Para este ano, a meta é ampliar a capacidade produtiva para mais de cinco milhões de pneus de passeio e 450 mil para caminhão/ano. “Esperamos manter em 2011 um crescimento semelhante, uma vez que o mercado de pneus está aquecido no mundo inteiro. A demanda está muito alta e a capacidade de produção do setor como um todo é insuficiente para atendê-la”, prevê Renato Sarzano, diretor-superintendente e responsável pelas operações comerciais de Pneus da Continental na América Latina. Para isso, a matriz da empresa irá investir 210 milhões de dólares, cerca de 350 milhões de reais, nos próximos quatro anos, em otimização de processos, instalação de novos equipamentos e geração de mais 400 empregos diretos e 1200 indiretos. Outro projeto importante, conforme explica Sarzano, é ampliar a participação da marca como fornecedora de equipamento original para seus atuais clientes no Brasil como as fabricantes de caminhões Iveco, Volkswagen, Mercedes-Benz e Scania.
O presidente da companhia, Maurício Marumoto, justificou a escolha do País para o investimento, com base em dados comerciais, pois, segundo ele, desde a sua construção, em 2005, a unidade brasileira, tem apresentado níveis de crescimento acima da média. “A matriz na Alemanha pensou em outros países como Índia, Rússia e Estados Unidos, mas nós vencemos a concorrência, pois desde 2003 o mercado automotivo brasileiro tem sido fantástico”, afirmou. Para 2011, a expectativa é de forte demanda e crescimento para os mercados supridos pela unidade de Camaçari/BA, a qual exporta pneus também para o NAFTA, bloco econômico formado por Estados Unidos, Canadá e México, além de países da América Latina.
De acordo com os executivos da empresa, a Continental alcançou a participação de 11,5% no segmento de reposição de pneus de passeio e caminhões leves do Brasil, além de faturamento recorde em torno de dois bilhões de reais em 2010.