Por João Geraldo
Considerada uma das rodovias mais perigosas do Brasil, a BR-040, acaba de ter concluída a primeira etapa de duplicação, a qual inclui um trecho de 58,6 quilômetros de extensão, abrangendo os municípios de Luziânia e Cristalina em Goiás, e João Pinheiro, em Minas Gerais. A duplicação da BR-040 se destaca como uma importante ação para o aumento da competitividade do agronegócio no Noroeste mineiro.
As pistas duplicadas têm duas faixas de rolamento em cada sentido, cada qual com 3,6 metros de largura, além de acostamento com 2,5 metros de campo. Os sentidos de tráfego são separados por um canteiro central integrado a um completo sistema de drenagem. Essa configuração permite aos transportadores de bens agrícolas, geralmente carretas de grande porte, como bitrens, terem uma rodovia mais previsível, confiável e segura.
Segundo a concessionária da rodovia, a Via 040, a teve cerca de 700 quilômetros de pavimento recuperados, mais de 200 pontes e viadutos revitalizados; mais de 11 mil placas de sinalização e 110,5 mil olhos de gato na instalados; 80 mil metros de defensas metálicas nas margens e canteiros centrais das pistas implantados, além de 2,5 mil metros de barreiras rígidas e 10 painéis de mensagens variáveis ativados e também aumento da fiscalização eletrônica com a instalação de 20 novos radares.
Com as melhorias na rodovia, veio também a cobrança de pedágio, a qual entrou em vigor dia 30 de julho. Nove das 11 praças operaram em caráter educativo desde o dia 20 de julho. Até 2019, a concessionária pretende entregar duplicados 100% do trecho 936,8 quilômetros de extensão da BR-040 entre Brasília/DF e Juiz de Fora/MG.