Por Daniela Giopato

Além da importância para a economia brasileira, o caminhão começou a se destacar nos principais autódromos do Brasil, com o surgimento da primeira categoria de veículos pesados de corrida no País. A Fórmula Truck iniciou sua história em 1987, com a realização da I Copa Brasil de Caminhões, no Autódromo de Cascavel, interior do Paraná. Na época, os veículos não eram preparados para corrida e os competidores, na maioria motoristas de caminhão apaixonados por automobilismo, apenas desatrelavam os cavalos-mecânicos dos semirreboques, faziam a inscrição e iam para a pista acelerar, sem preparo algum. Porém, um capotamento durante a prova causou a morte de um dos participantes e os planos da competição ficaram suspensos.

4710t

Os organizadores desistiram da ideia, mas Aurélio Batista Félix, um jovem carreteiro da cidade de Santos/SP, estava decidido a tornar as corridas de cavalos-mecânicos uma realidade e começou a trabalhar para isso. Sabia que precisava melhorar a parte técnica e a segurança dos caminhões, pois um veículo de corrida tinha de ser seguro e não colocar a vida do piloto e do público em risco. Seu primeiro protótipo foi levado a público em janeiro de 1994, no Autódromo de Interlagos/SP.
No ano seguinte, conseguiu realizar quatro provas de apresentações. A primeira aconteceu no mesmo autódromo de Cascavel onde estivera sete anos antes. Na ocasião havia cinco caminhões preparados pelo próprio Aurélio, atraindo um público superior a 20 mil pessoas. Foi o pontapé inicial para a criação da atual Fórmula Truck. E, em 1996, foi realizado o primeiro Campeonato Brasileiro, com a categoria já homologada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

4701t

Atualmente sob o comando de Neusa Maria Navarro – desde o falecimento do marido, Aurélio Félix, ocorrido em março de 2008 –, a Fórmula Truck chegou ao 15º ano de atuação, com provas realizadas em todas as regiões do Brasil e também na Argentina, e prepara voos mais altos para outros países. Tornou-se uma categoria forte, com investimentos de grandes empresas e participação de pilotos profissionais vindos de outras modalidades. “São 15 anos de trabalho, evolução e muito sucesso. Foi uma tarefa muito difícil fazer a Fórmula Truck se tornar a maior categoria automobilística do continente, e queremos evoluir mais a cada dia. Nossa meta é atingir novos horizontes, outros lugares, outros países, mais público”, declara Neusa Navarro.