Por João Geraldo

Iniciativa da Petrobras e BR Distribuidora, em parceria com a Ford Caminhões e apoio da Pirelli, a Caravana Siga Bem Caminhoneiro encerrou sua segunda edição no último dia 25 de maio, em São Paulo, depois de rodar cerca de 35 mil quilômetros por 13 Estados brasileiros e mais de 200 municípios. Durante a Caravana foram distribuídos quatro caminhões Ford Cargo 2422 para os carreteiros, sendo três por sorteio e um para o Caminhoneiro Siga Bem 2005, Carlos Alberto de Marco Migliorini, de Arapongas-PR, 41 anos de idade. Os sorteados foram Edmilson de Moura, de Marília/SP, Djalma Jaime Alves, de Bauru/SP e Evandro Carvalho Barbosa de Três Marias/MG.

1428t

Um dos principais objetivos do projeto foi impactar e conscientizar os motoristas de caminhão sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes. Uma das principais ações neste item foi a divulgação do Disque Denúncia, que ampliou a participação de motoristas de caminhão e das populações por aonde passou. “Apesar do tema ser pesado e triste, levamos a mensagem de forma diferente, com o tema proteja como se fosse seu fi lho”, diz Cristina Albuquerque, gerente do projeto de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Desde 2003, o Disque Denúncia recebeu mais de 120 mil ligações de 2.500 municípios e encaminhou mais de 17 mil denúncias aos órgãos de defesa. Outra meta era a de levar para a estrada a consciência de preservar o meio ambiente. Esta ação foi desenvolvida apontando aos carreteiros os pontos sensíveis nas rodovias onde existem áreas de proteção ambiental e de mananciais hídricos, além de discutir o uso racional da água.

O projeto incluiu também atividades para envolver carreteiros em concurso para eleger o Caminhoneiro Siga Bem 2005. Para participar, o motorista precisava abastecer 150 litros de diesel ou 20 litros de óleo lubrifi cante Lubrax nos postos Petrobras; ou adquirir R$ 250,00 em peças nos distribuidores Ford Caminhões participantes. Durante os meses em que esteve na estrada, a Caravana realizou eventos em 30 postos Petrobras, 19 distribuidores Ford e 11 festas para motoristas.

De acordo com Alexandre Corte, diretor da Companhia Brasileira de Marketing (Cobram), empresa coordenadora do projeto, a promoção reuniu mais de 400 mil pessoas e 25 mil motoristas de caminhão fi zeram teste de conhecimento e outros cerca de 1.500 realizaram test-drive. “ A fi nalidade não era o teste de desempenho e sim de colocar o público em contato com nosso caminhão”, disse Flávio Padovan, diretor de vendas da Ford Caminhões.

Para ele, a Caravana tem todos os tipos de motoristas. Eduardo Sacco, Gerente de marketing da Pirelli, lembrou que a empresa atingiu seu objetivo, pois conseguiu divulgar dois novos produtos e aumentar o fl uxo de motoristas nos truck centers da marca. Já Reinaldo Belotti Vargas, diretor da Petrobras Distribuidora, destacou o sucesso da Caravana e disse que na próxima edição o combustível será o biodiesel.