Equipado com motor de 6,7 litros e 306cv de potência, a versão 8×2 complementa a recém-lançada linha Cargo Power que disponibiliza veículos nas versões 4×2, 6×2 e 6×4. Homologado para 29 toneladas de PBT, e capacidade técnica para 30.150 kg, o lançamento disputa espaço no concorrido segmento de semipesados, que atualmente representa cerca de 30% de mercado de caminhões
Por João Geraldo
O segmento de caminhões semipesados (na faixa de 16 a 30 toneladas de PBT) acabou de ganhar mais uma opção com o lançamento e início das vendas do Ford Cargo 3031 8×2. Novidade na linha de produtos da montadora, o novo modelo é disponibilizado com transmissão automatizada Torqshift de 12 velocidades e manual de 9, em cabines simples ou leito. O novo veículo complementa a linha Cargo Power 2019 que passou a ser formada pelos modelos 1731 4×2, 2431 6×2, 2631 6×4 e Cargo 3131 6×4, todos lançados no primeiro semestre deste ano.
Produzido na fábrica da Ford de São Bernardo do Campo, unidade que conta com apoio do Campo de provas de Tatuí/SP, o veículo chega ao mercado após 200 mil km rodados em testes de desenvolvimento e durabilidade e 10 mil horas de simulações virtuais. “Desenvolvemos o Cargo 3031 8×2 a partir das necessidades dos transportadores, por isso ele tem um conjunto equilibrado e eficiente, ajustado para atender à operação do modo mais racional e extrair o máximo desempenho do equipamento de forma inteligente e sem custos desnecessários”, acrescentou Luís Fernando Caldo, gerente de engenharia de chassis da Ford Caminhões.
Ainda de acordo com sua explicação, o sistema de direção com segundo eixo esterçante e a suspensão foram objetos de desenvolvimento de especial e receberam bomba hidráulica com maior vazão e mangueiras reforçadas. O diâmetro giro do veículo é de 22,50m para a versão com entre-eixo de 5.300mm e de 26,30m para a 6.300mm. Caldo lembra que o Cargo 8×2 está homologado para PBT total de 29000 kg e capacidade técnica de 30.150 kg, com carroceria de até 20.846 quilos e que o segundo eixo direcional do modelo, assim como o quarto eixo, pode ser suspenso quando o caminhão trafega vazio.
Em termos de capacidade de carga, o veículo carrega cinco toneladas a mais que o Cargo 2431, a versão 6X2 lançada em abril deste ano. Com maior capacidade de carga, o projeto da versão 8×2 recebeu diversas modificações técnicas por parte da engenharia da montadora, entre elas eixos traseiros, cardã e embreagem reforçados para trabalhar com o torque do motor. Freios ABS com distribuição de frenagem (EBD) também estão presentes no modelo.
Luís Caldo destaca também que entre os concorrentes, o Cargo 3031 8×2 é o que tem maior altura do eixo dianteiro em relação ao solo (300mm). No seu ponto mais baixo, medido no grampo suspensor, é também o mais elevado (176mm) e a suspensão do segundo eixo (quarto) tem molas parabólicas, solução que, segundo Caldo, torna o conjunto mais leve e confortável.
O motor Cummins ISB de 6.7 litros que desenvolve 306cv de potência a 2.100 rpm e torque de 1.100 Nm na faixa de 1.100 rpm é o mesmo que equipa os outros cinco modelos Cargo Power. Luís Caldo afirmou que este propulsor com tecnologia SCR (que utiliza Arla32, utiliza óleo mineral com intervalos de troca de 50 mil quilômetros na aplicação rodoviária e 18 mil em outras operações.
É no volante do veículo que se nota o trabalho feito pela engenharia da Ford no Cargo 8×2. Como já havia sido destacado no lançamento da versão 6X2, o motor chama atenção pelo torque e o baixo nível de ruído e a perfeita sincronia com a caixa de marcha. Rodando com carga no peso de balança, o veículo demostra alto desempenho nas retomadas e força para enfrentar rampas com alto grau de inclinação (segundo Ford inclinações acima de 3%, tornando a dirigibilidade uma tarefa agradável e segura.
Na versão automatizada, por exemplo, a transmissão com comandos a cabo realiza as trocas de marcha de modo preciso e suave, tornando os engates quase imperceptíveis e o piloto automático inteligente mantém a velocidade constante do caminhão tanto na subida quanto na descida.
Outro ponto positivo é o freio ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), que proporciona estabilidade. Aliás, esta é outra qualidade do Cargo 8X2, que mesmo nas curvas, em velocidade cruzeiro, não passa ao motorista aquela impressão de que o veículo vai sair da pista. Outro detalhe está nas partidas em ladeira, que graças ao assistente de rampa o motorista tem três segundos para acelerar a sair com segurança sem caminhão voltar.
O diretor e vendas, marketing e serviços da Ford Caminhões, Oswaldo Ramos, reforçou que Cargo 3031 8×2 chegou para concorrer em um segmento onde a demanda tem sido cada vez maior para atender diversos setores. O executivo destacou o transporte de produtos frigorificados e combustíveis, embora carroceria carga seca baixa, sider, graneleiro e guindaste também estejam na lista de implementos comuns aos caminhões na configuração 8×2.
Do ponto de vista do executivo, o veículo tem como concorrentes principais o Scania P 310 e o Mercedes-Benz Atego 3030, embora no mercado brasileiro produtos com segundo eixo direcional ou tros fabricantes, como o Volkswagen Constellation 30.330 e o Iveco Tector 310E30 8×2. “Com o novo Cargo 3031 8×2, os clientes que necessitam de um caminhão Ford semipesado com maior capacidade de carga não precisam mais procurar empresas parceiras para a instalação do segundo eixo direcional”, reforçou. Modelo vai custar cerca de R$ 35 mil acima da versão 6×2.
O gerente de marketing da Ford Caminhões, Guilherme Teles, acrescentou que os modelos médios 6×2 e 8×2 correspondem por 14% do mercado de caminhões, sendo que o 8×2 tem participação de 18% dentro do segmento. Ainda de acordo com Teles, este ano o caminhão com chassi rígido deve crescer 20% em relação a 2016 e dentro do plano de crescimento, a Ford já tem prontos seus próximos lançamentos automatizados da linha Cargo, os médios 1419, 1519 e 1719. “Vamos ampliar nossa oferta do Cargo Torqshift para oferecermos a maior linha de automatizados do País”, concluiu. Atualmente a família Cargo automatizada conta com os modelos 4×2 1723, 1723 Kolector e 1731 R, 2431 6×2, 1731 Tractor, 1933 Tractor e 3031 8×2.
Todo Cargo Power sai de fábrica equipado com o módulo do sistema de telemetria Fordtrac já ativado incluindo as funções de monitoramento e segurança. Velocidade, frenagens, consumo de combustível são os principais parâmetros de dirigibilidade registrados. Guilherme Telles adiantou que futuramente esse serviço contará com uma central de monitoramento para acompanhar o caminhão em tempo real.