Por João Geraldo

A Ford acaba de concluir a série de lançamentos para atualizar toda sua linha de caminhões Cargo, que passou a ser equipada com motores eletrônicos preparados para atender a legislação Conama P5, equivalente à Euro 3, que reduz os níveis de emissões e ruídos emitidos pelos caminhões e ônibus. Apresentados no final de fevereiro, os novos modelos atendem os segmentos de médios, semipesados e pesados, num total de nove versões que já estão chegando à rede formada por 85 distribuidores exclusivos da marca.

Última das montadoras a adotar a motorização eletrônica, a Ford começou a substituir os produtos da marca em março do ano passado com a linha leve equipada com propulsores de quatro cilindros. As nove versões lançadas agora utilizam motores seis cilindros e 24 válvulas das séries Interact (com 220cv, 275cv) e ISC (319cv de potência) todos da marca Cummins e com tecnologia common rail de injeção, uma das mais modernas e eficientes da atualidade.

A estratégia que adotamos de sermos os últimos é porque o motor eletrônico traria um custo, um impacto no mercado, e chegando mais tarde teríamos a oportunidade de testar por mais tempo nossos veículos”, disse Flávio Padovan, diretor de operações da Ford Caminhões. Ele comenta que em relação aos produtos da fase 1, que agora já completam um ano no mercado, a companhia recebeu somente elogios dos clientes da marca. “Nosso caminhão já chegou ao mercado testado e pronto”, justifica.

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Dos nove modelos que completam a linha Cargo, cinco têm a configuração 6X4. São eles o C-2622e, C-2628e e C-2632e, com PBT técnico de 26 toneladas e capacidade de tração de 32, 42 e 45 mil quilos, respectivamente. Outros dois são – C-2932e e C-5032e, ambos com capacidade máxima de tração técnica de 50 mil quilos e indicados para operar no transporte de cana, madeira e como basculante. A empresa lançou também dois modelos trucados 6X2, o C-2422e e o C-2428e, além do cavalo-mecânico C-4432 MaxTon e do médio C-1722, este disponível com duas opções de entre-eixos, 4.340mm e 4.800mm.

Os caminhões Cargo 2006 são todos equipados com motor eletrônico turbo aftercooler alimentado pelo sistema de common rail e caixa de marchas Eaton. Toda a linha conta também com freios dotados de válvula sensível à carga no eixo traseiro, um recurso que evita travamento das rodas e garante eficiência durante as frenagens com o veículo em qualquer condição de carga ou até mesmo vazio. Além disso contam com os benefícios proporcionados pela motorização eletrônica tais como piloto automático, acelerador eletrônico, sistema de proteção monitorado por sensores e sistema de diagnóstico para identificar possíveis falhas no motor com mais de 40 códigos que apontam o funcionamento de vários itens do caminhão e sistema para armazenar informações sobre o uso do caminhão no dia-a-dia.

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O cavalo-mecânico C-4432 MaxTon – assim como o C-2932e – é equipado com motor Cummins ISC de 8,3 litros e 319cv de potência. O veículo chega com as mudanças já feitas pela Ford no ano passado na versão mecânica, tais como suspensão com molas parabólicas e novos amortecedores traseiros, opção para o uso de pneus série e caixa de câmbio Eaton de 18 velocidades, além da quinta-roda com duas posições e rampa-guia e pára-choque tripartido. Assim como nos demais modelos eletrônicos, o veículo oferece vários recursos como o controle automático de velocidade, acelerador eletrônico e gerenciamento eletrônico e sua vocação é tracionar carretas de três eixos no transporte de médias distâncias.

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Se a motorização recebeu uma boa dose de tecnologia com a chegada dos engenhos eletrônicos, a Ford optou por continuar usando a mesma cabine de anos em seus novos caminhões, inclusive no 4432 MaxTon, o modelo estradeiro da marca que concorre no segmento acima de 40 toneladas de PBTC. Só para lembrar o leitor, a montadora expôs em seu estande montado na Fenatran, em outubro do ano passado, um Cargo produzido na Turquia com cabine-leito, porém, o próprio Padovan garante que não há previsão de lançamento para no Brasil, pelo menos por enquanto, já que a Ford, segundo ele, não quer perder sua característica de disponibilizar caminhões simples, porém que sejam uma ferramenta eficiente de trabalho, para que o transportador obtenha o melhor resultado com os veículos da marca. “Todos os detalhes dos novos caminhões Cargo eletrônicos foram desenvolvidos dentro do foco da nossa filosofia de trabalho, que é oferecer o melhor negócio em transportes. Ou seja, trazem avanços que representam vantagens reais para os clientes, com maior economia e eficiência operacional para proporcionar o melhor custo-benefício em cada segmento”, finaliza.

NOVOS MODELOS CARGO
Modelo Motor Potência
1722e Cummins Interact 6cc/5.833 cm3 220cv
2422e Cummins Interact 6cc/5.833 cm3 220cv
2428e Cummins Interact 6cc/5.833 cm3 275cv
2622e Cummins Interact 6cc/5.833 cm3 220cv
2628e 6X4 Cummins Interact 6cc/5.833 cm3 275cv
2632e 6X4 Cummins ISC 320 6cc/5.833 cm3 319cv
2932e 6X4 Cummins ISC 320 6cc/5.833 cm3 319cv
5032e 6X4 Cummins ISC 320 6cc/8.270 cm3 319cv
4432e Cummins ISC 320 6cc/8.270 cm3 319cv