O carnaval existe desde a Grécia antiga, quando tinha um caráter de agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo. Depois, no ano 590 da nossa era, foi adotado pela Igreja Católica. É a festividade que inaugura a Quaresma, período de jejum e abstinência antes da Páscoa, a data que marca a ressureição de Jesus, de acordo com a teologia de diversas igrejas cristãs.
Mas os séculos foram passando e o Carnaval tomou vida própria, perdeu totalmente o caráter religioso. Hoje, é uma das mais populares festas do mundo e o Brasil é um dos países que mais comemoram. Durante uma semana, o país praticamente vive em função do evento.
Nesse período a movimentação nas estradas aumenta muito. O motorista precisa estar mais atento do que nunca durante esse período, inclusive por conta da existência de condutores alcoolizados, triste realidade que ainda ocorre.
Um outro ponto de fundamental importância: redobrar a atenção para o problema da exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas. Sim, porque grandes eventos podem aumentar o risco desse tipo de ocorrência.
Nós, da Childhood Brasil através do Programa Na Mão Certa, temos os carreteiros como importantes aliados no enfrentamento do problema. Portanto, lembre-se: sempre diga não à exploração sexual de crianças e adolescentes. Caso se depare com o problema, faça a sua parte, atue como um agente de proteção dos direitos da infância. Ligue gratuitamente para o Disque-Denúncia, por intermédio do número 100. Denuncie de forma anônima e anote o número do protocolo. Você poderá acompanhar o desdobramento do caso.
Mantenha a vigilância. Juntos, vamos acabar com a exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas
Para saber mais, acesse:
Childhood Brasil www.childhood.org.br
Programa Na Mão Certa www.namaocerta.org.br