A Foton Caminhões já está comercializando seus modelos semileves e leves produzidos em linha de montagem instalada dentro da fábrica da Agrale, em Caxias do Sul. Empresa destaca itens do trem de força e demais itens dos veículos fornecidos por parceiros respeitados no mercado brasileiro

Por João Geraldo

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Entre os fabricantes de caminhão da China que aspiravam introduzir seus produtos no mercado brasileiro, a única marca que seguiu em frente com os planos de se estabelecer no País foi a Foton. E mesmo sem ter a sua fábrica pronta, a empresa está anunciando as vendas de modelos semileve e leve para o transporte de carga, montados com índice de nacionalização acima de 65%. Isso significa que os veículos montados Brasil se enquadram nas regras do Finame e podem ser financiados pelo programa do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Os produtos da marca, montados dentro da fábrica da Agrale, em Caxias do Sul/RS, são os semileves Minitruck, família com três versões para 3,5 toneladas de PBT e  o leve Citytruck, um caminhão para 10 toneladas de PBT. Todos os veículos da marca estão sendo produzidos com trem de força formado por motores Cummins, caixas de marchas ZF e eixos e cardans Dana.

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Disponibilizados nas versões para 3,5 e 10 toneladas de PBT, os veículos da marca contam com vários itens de série

“Este é um importante marco da história da Foton Caminhões no Brasil, pois já temos produtos nacionais que podem ser beneficiados pelo programa Finame”, destacou Luiz Carlos Mendonça de Barros, empreendedor que trouxe a marca pa­­ra o Brasil em 2010. Os veículos foram desenvolvidos por engenheiros bra­sileiros da empresa em cooperação com engenheiros da Foton chinesa.

Exceto o Minitruck 3,5-12 DT/2.6, o modelo mais despojado, todos os demais modelos da marca são produzidos com um pacote de itens de série que inclui ar-condicionado, vidros elétricos, travas elétricas das portas, rádio com MP3/USB, defletor no teto e embreagem servo-assistida. Outros itens são volante regulável, acelerador manual, sensor de ré sonoro, cabine basculante, freio motor e lentes dos faróis em policarbonato.

O gerente de engenharia da Foton no Brasil, Eustáquio Sirolli (ex-gerente de marketing de produto da Mercedes-Benz),  destaca que os veículos da marca estão chegando ao mercado para estabelecer um novo patamar, o de veículos Premium para a distribuição urbana de carga, VUC e transporte de curtas e medias distâncias. “Os transportadores poderão contar com veículos que oferecem conforto, economia de combustível, potência e robustez”, acrescentou Sirolli.

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O caminhão leve Citytruck 10-16 tem motor de 161cv de potência com sistema de redução de emissões que utiliza ARLA

A linha Minitruck utiliza motor Cummins ISF 2.8, sendo 111cv de potência para o modelo mais simples, o 3,5-12DT/2.6 e de 131cv de potência para as outras duas, a 3,5-14ST/3.36 (rodado simples) e a 3,5-14DT/3.36 (rodado duplo). Os veículos utilizam caixa de marchas ZF 5S 400 de seis marchas com overdrive.

Já o leve Citytruck 10-16 é formado pelo motor Cummins ISF 3.8 que atinge 161cv a 3.600rpm e caixa de câmbio ZF 6S 500, também de seis marchas com overdrive. De acordo com informações da Foton, este modelo já possui mais de 65% de conteúdo local. Sirolli afirma que o modelo conta com inovações tecnológicas que lhe permitiram ter maior capacidade de carga técnica (10.700kg) entre os caminhões com PBT na faixa de 6 a 11 toneladas disponiveis no mercado.

Ainda de acordo com o gerente de engenharia da Foton, a transmissão ZF complementa o trem de força de alta confiabilidade do modelo e oferece ao motorista excelente escalonamento de marchas, sem gaps entre as trocas, permitindo uma condução mais confortável. “Esta caixa está preparada também para receber tomada de força conforme a necessidade do implemento”, acrescentou.

Os preços dos veículos são, respectivamente, R$ 106.200,00, R$ 110.650,00 e R$ 118.351,00 para as três versões Minitruck e R$ 132.570,00 para o leve Citytruck.

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LINHA DE MONTAGEM

A marca chegou ao Brasil em 2010 pelas mãos do empreendedor Luiz Carlos Mendonça de Barros, que anunciou o início das obras de sua fábrica em área de 1,5 milhão de metros quadrados em Guaiba/RS. Com investimento de R$ 250 milhões, o início da produção dos modelos de 3,5, 6,5, 8,5 toneladas, com até 60% de nacionalização, era  previsto para o primeiro semestre de 2016.

A retração do mercado de caminhões por conta da crise econômica levou a Foton Caminhões a rever sua estratégia de construir sua fábrica em Guaiba/RS. Com um prazo maior obtido junto ao MDIC (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços) para a construção de sua fábrica, a empresa segue com a produção dos veículos na linha de montagem alugada dentro das instalações da Agrale, em Caxias do Sul/RS. Outra marca que já produziu caminhões na planta da montadora da Serra Gaúcha é a International, no período de 1998 a 2013.