Lançada na Europa em novembro, a picape Classe X foi tecnicamente preparada para superar todos os desafios e exigências impostas a um veículo de sua categoria. Produzida na fábrica da Mercedes-Benz da Argentina, sua chegada ao mercado brasileiro está marcada para o início de 2019
Por João Geraldo
A Mercedes-Benz, uma das maiores fabricantes mundiais de caminhões leves, médios, pesados e extrapesados, além de vans, chassi de ônibus e chassi-cabine, está ampliando sua gama de veículos comerciais com a estreia em um novo nicho de mercado: o de picapes médias. Identificada como Classe X, a novidade para 1,1 tonelada de carga líquida, trata-se de um projeto global da fabricante, que começou a ser introduzida na Europa em novembro com preço a partir de 37.294 euros (cerca de 150 mil reais) mais 19% de imposto agregado.
No início de 2018 o veículo estreia na África e Austrália. No Brasil, o lançamento estará disponível só a partir do início de 2019. As picapes Classe X comercializadas na América Latina serão produzidas na fábrica da Mercedes-Benz da Argentina. O objetivo companhia é oferecer um veículo que combina lazer e trabalho, porém, com os mesmos pontos fortes dos veículos da marca em termos de design, conforto, condução, dinâmica e segurança, conforme divulgou a empresa.
E nem bem chegou ao mercado europeu, a picape recebeu avaliação com cinco estrelas de pontuação – a maior possível – no teste de segurança independente “EuroNCAP”. A fabricante creditou o resultado à estrutura com célula de passageiros de alta resistência, com extremidades dianteiras e traseiras capazes de absorver energia por meio da deformação controlada.
Produzida nas versões Pure (utilização robusta e clássica), Progressive (com maiores exigências em termos de conforto) e Power (topo de linha), a família tem tração integral acionável ou permanente – com caixa de redução de marchas e bloqueio de diferencial opcional no eixo traseiro. A caixa de câmbio oferece opção manual de seis velocidades ou automática de sete.
A motorização diesel, por sua vez, disponibiliza as opções X 220 d (163cv) e X 250 d (190cv). Para determinados mercados haverá uma versão a gasolina com 250cv. Outra novidade anunciada para o novo produto é a introdução de uma quarta versão, a 350 d, que será opção topo de linha com motor diesel de 258cv, porém, ainda sem data definida para chegar ao mercado.
Como todo veículo Mercedes-Benz, a picape Classe X segue o DNA da marca, com destaque no quesito segurança ativa e passiva. Isso inclui, entre outros itens, assistente ativo de frenagem, de manutenção da trajetória e de reconhecimento de sinais de trânsito, entre outras tecnologias. O “Mercedes me connect”, por exemplo, mantém a picape conectada ao smartphone, permitindo consultas a informações como localização, nível de combustível no tanque e navegação precisa.
Equipe da Revista O Carreteiro rodou 500 quilômetros com uma Classe X Power em diferentes condições de terrenos e condução, como o trânsito pesado da capital chilena (Santiago), rodovias e estradas de terra com diferentes relevos e níveis de condução que exigiram demonstração de performance do veículo. Nessas variadas condições, o veículo mostrou agilidade e versatilidade, sempre com alto nível de conforto e desempenho.
A transmissão automática de sete velocidades, por exemplo, a mesma da Mercedes Classe G, (com opção para manual de seis velocidades) apresenta excelente escalonamento de marchas em todas faixas de condução do veículo. O ruído do motor é imperceptível, o silêncio predomina dentro da cabine nas diversas condições de rodagem, e todos os equipamentos de bordo demonstram grande eficiência, tornando a dirigibilidade agradável e segura.
Montada sobre chassi tipo escada, eixo traseiro multilink rígido e suspensão independente na frente e molas helicoidais nos dois eixos, a estabilidade do veículo é algo que merece destaque. Por fora, a Classe X é uma picape robusta desenvolvida para enfrentar todo terreno; pronta para qualquer desafio inerente a um modelo de sua categoria, enquanto por dentro o veículo oferece todo o requinte de um automóvel para o uso urbano concebido sob a marca da estrela.
O interior da cabine, por exemplo, mantém o padrão dos carros da marca. Os bancos, inclusive, com ajustes elétricos e apoio lombar, apresentam configuração ergonômica e funcional e são disponibilizados em seis diferentes revestimentos, sendo dois deles variações em couro. A Mercedes preparou também um pacote de acessórios desenvolvidos por ela para personalizar individualmente o veículo em termos visuais e funcionais.
Cabe reforçar que a Classe X é um veículo prazeroso de dirigir, com grande potencial para fazer sucesso no Brasil junto a diferentes tipos de compradores. A lista de clientes inclui empresários, fazendeiros, construtores, famílias que se identificam com o segmento premium etc.
POR QUÊ PICAPE?
Nos últimos anos, a demanda por picapes médias com equipamentos de conforto e características típicas de automóveis de passeio tem aumentado continuamente. Ao lado desse movimento do mercado, o uso para fins pessoais no lugar de veículos de carga também tem crescido, como se nota no mercado brasileiro onde modelos de diferentes marcas têm forte presença como veículos de uso urbano e também fora de estrada.
De olho nesse segmento que evolui em todo o mundo, a Mercedes-Benz aplicou sua experiência em desenvolvimento de veículos comerciais adequados ao trabalho e lazer, como o Unimog, Vito e Classe G, e se tornou a primeira fabricante de veículos premium a considerar esse mercado.
DIMENSÕES DA CLASSE X
Comprimento | 5.340mm |
Largura | 1.920mm |
Altura | 1.819mm |
Distância entre-eixos | 3.150mm |
Comprimento da caçamba | 1.587mm |
Largura da caçamba | 1.560mm |
Altura da área da caçamba | 474mm |
Capacidade de carga útil | 1.042mm |
Capacidade de reboque (depende motor e equipto.) | 1.650-3.500kg |