Cuidados com componentes do sistema de suspensão, como os amortecedores e feixe de molas, entre outros itens, são importantes para evitar inseguranças no caminhão por falta de manutenção preventiva
Por Daniela Giopato
Os amortecedores do caminhão desempenham importante papel no quesito segurança, pois são responsáveis por conter os movimentos da mola e manter o contato do pneu com o solo. Por isso, fundamental estarem em boas condições. Para isso é fundamental evitar excesso de carga, passar sobre lombadas ou buracos em alta velocidade, fazer o alinhamento da direção periodicamente e revisar outros itens do sistema de suspensão, tais como molas, batentes, coxins e bandejas, que absorvem os fortes impactos de pisos irregulares.
Portanto, na hora de realizar a manutenção do caminhão, o motorista só ganha se redobrar a atenção sobre esses componentes. “Os amortecedores, assim como os demais itens da suspensão, com o tempo podem ser danificados pelo tráfego em ruas esburacadas, passar sobre valetas em alta velocidade ou por não respeitar o limite de carga do veículo, bem como podem sofrer desgaste natural”, comentou o gerente de qualidade e serviços da Nakata, Jair Silva.
Outros fatores que podem afetar as peças do sistema são a falta de alinhamento da direção e balanceamento das rodas. Além disso, molas “cansadas” ou quebradas, buchas, batentes ou coxins danificados também podem comprometer os amortecedores e outros componentes do caminhão.
Caso o motorista não realize a manutenção necessária dos amortecedores, os principais problemas que poderão ser enfrentados são a perda de estabilidade, aumento do consumo de combustível, desgaste irregular dos pneus e diminuição da eficiência dos freios. “Nesse último caso, ocorre a perda da estabilidade e aumento da distância de frenagem. Em resumo, o caminhão deixa de ter o desempenho esperado em relação à segurança”, acrescentou Silva.
A recomendação do especialista ara não ser pego de surpresa na estrada e atrasar a viagem é estar sempre alerta aos principais sinais de desgaste dos amortecedores. Alguns sinais que podem ser percebidos estão no vazamento de óleo, ruídos na suspensão, balanço excessivo após as freadas e arrancadas, perda da constância em curvas e redução do contato entre o pneu e solo e do controle da suspensão. Ainda de acordo com Jair Silva, é recomendado fazer revisão no sistema de suspensão a cada 10.000 km. Porém, alerta, esse intervalo pode variar dependendo da aplicação. “No caso dos veículos fora de estrada, os intervalos são menores”, finalizou.