Por João Geraldo

Ganho de produtividade na linha de montagem de caminhões e maior agilidade no atendimento aos clientes que precisam de veículos mais adequados às suas atividades são algumas das vantagens oferecidas pelo Mod Center, a mais recente unidade da Ford inaugurada no final de março dentro da fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Preparada para modificar caminhões conforme as necessidades dos transportadores, e com garantia da fábrica, o Mod Center funciona em área exclusiva e está preparado para atender qualquer tipo de pedido, garante Flávio Padovan, diretor de operações da Ford Caminhões na América do Sul.

O presidente da Ford América do Sul e diretor executivo da Ford Canadá, Dom DiMarco, esteve na inauguração e destacou que a empresa está investindo forte no Brasil. “A nova unidade faz parte desse pacote, porque adiciona valor agregado ao negócio de caminhões no País”, disse o executivo. Em abril do ano passado, a unidade começou a atuar instalando apenas terceiro eixo no Cargo, nas configurações 6X2 e 6X4, mas a partir de agora o Mod Center atende solicitações de clientes para modificações em itens como bancos, pára-choque, entre-eixos, troca de relação do diferencial, dos pneus, instalação de protetor de radiador, tomada de força, tanques, climatizador e escapamento vertical, entre outros itens.

De acordo com Padovan, cerca de 700 caminhões/mês passam pelo departamento para receberem algum tipo de modificação. No dia da inauguração, a Ford estava prestes a entregar 106 pesados preparados para operar em canaviais, os quais tinham recebido, além de novos eixos e relação, outros itens como climatizador, protetor de radiador e bancos com amortecimento pneumático. “O Mod Center dentro da fábrica traz muitas vantagens, porque não interrompe a linha produção para a instalação de itens como o terceiro eixo ou qualquer outra solicitação do cliente”, explicou.

O Mod Center da Ford tem como parceiro a Randon Implementos, empresa que mantém 30 funcionários em atividade dentro da unidade. O presidente da empresa, Raul Randon, lembrou na ocasião da necessidade da montadora ter uma área exclusiva para modificar caminhões e deixar a linha de montagem apenas produzindo.