Por João Geraldo

A Scania deu a largada para a quinta edição do Melhor Motorista de Caminhão do Brasil (MMCB), ação voltada a testar e estimular a habilidade e o conhecimento do motorista de caminhão em relação à legislação de trânsito e à profissão. A competição tem também o objetivo de valorizar e estimular os profissionais do volante através da prática de uma condução segura e econômica do veículo de carga. “Queremos resgatar o orgulho do motorista pela profissão e mostrar que muitos preconceitos históricos são frutos do desconhecimento da rotina da estrada”, destacou Eronildo de Barros Santos, diretor de vendas da Scania no Brasil.

O Melhor Motorista de Caminhão do Brasil tem origem no Young European Truck Driver (Jovem motorista de Caminhão Europeu) criado pela Scania na Suécia e realizado pela primeira vez na Europa em 2003. A ação tinha por objetivo despertar o interesse dos jovens pela atividade no continente, uma vez que a falta de profissionais para conduzir caminhão já havia se tornado uma grande preocupação no setor do transporte rodoviário de cargas. A primeira edição do YETD reuniu 13 mil motoristas de 26 países do continente. Na época, o vencedor ganhou um cavalo-mecânico R-420 4X2.

Aqui no Brasil a competição teve início em 2006 e contou com 11 mil carreteiros inscritos, com o foco na formação, treinamento e conscientização do motorista e a importância da condução econômica como item importante para a rentabilidade do negócio e também a preservação do meio ambiente. O MMCB trouxe também, desde sua primeira edição, a preocupação com a condução segura para se tentar reduzir o alto número de vítimas de acidentes de trânsito nas rodovias brasileiras.

7614t

Atualmente, além da segurança e a direção econômica e segura, o MMCB busca dar luz à valorização da profissão e também atrair novos motoristas para a atividade, porque o País já convive com a falta de motoristas de caminhão que atendam às atuais necessidades do setor. “Queremos atrair jovens para a profissão, além de conscientizar o setor de transportes sobre a importância do treinamento para atingir resultados como a segurança nas estradas e a rentabilidade nos negócios”, acrescenta Eronildo Barros.

A expectativa de inscritos para a edição deste ano é de chegar à marca de 50 mil candidatos, sendo concedido ao vencedor um pacote de prêmios no valor de R$ 40 mil (móveis, eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos) além de uma viagem à Suécia, com acompanhante, para conhecer a matriz da empresa. Rodrigo Machado, coordenador do MMCB, explica que os participantes serão avaliados por meio de provas teóricas e práticas que abordarão temas relacionados à legislação, preocupação com meio ambiente e à condução responsável, defensiva e econômica. Todos os participantes da competição ganharão um curso online “Atendimento Eficaz”.

A competição será dividida em quatro fases, sendo o candidato testado na primeira, logo na inscrição, através de 16 questões das quais ele tem de acertar ao menos 12. Se passar, a segunda fase será uma prova teórica online (no período de 01 de maio a 31 de julho), a qual garante aos aprovados o Curso Série de Logística – Conceitos e Aplicações, do Sest-Senat. São 20 questões divididas em cinco blocos de quatro perguntas em cada um. Para seguir em frente na competição o motorista não pode errar mais do que quatro respostas. As outras duas fases são teóricas e práticas, com o motorista mostrando suas habilidades na direção do caminhão, nas etapas regionais, as quais ocorrerão em 14 finais de semana (sábado e domingo) totalizando 28 provas, em diferentes regiões do País. De acordo com Rodrigo Machado, todos os participantes – do vencedor ao último colocado entre os inscritos – terão a oportunidade de ampliar seus conhecimentos por meio de treinamentos oferecidos pela Scania, sua rede de concessionárias e instituições parceiras, como a Fabet, Centronor, ATC e CTQT.

Cada etapa contará com 50 motoristas e apenas dois se classificarão para a final nacional que definirá o campeão. Pelo regulamento do MMCB, caso a etapa regional não atinja o número mínimo de 25 motoristas, porque os aprovados não puderam comparecer devido a problemas de viagem, peculiares da profissão, a coordenação poderá incluir motoristas presentes no evento- desde que atendam os requisitos de participação – mesmo que não tenham feito a inscrição na primeira fase da competição. A primeira de suas 14 etapas será nos dias 02 e 03 de agosto em Sumaré/SP e a etapa de encerramento que definirá o vencedor, está marcada para o período de 04 a 07 de dezembro em São Paulo, Capital.

A expectativa para este ano é de receber 50 mil inscrições no Brasil, número um pouco acima dos 47 mil inscritos na edição passada, realizada em 2012. O Melhor Motorista será realizado também na Argentina e deverá ter a participação de aproximadamente 6.500 motoristas, além do Chile, país que receberá a competição pela primeira vez. Além da América do Sul, a competição será realizada em mais 36 países, com a expectativa de receber um total de 87 mil motoristas de caminhão.

“Acreditamos que uma atividade consistente precisa de veículo eficiente, profissional treinado e transporte sustentável. O motorista treinado faz a diferença, porque reduz o consumo de combustível, acidentes e polui menos”, conclui Eronildo Barros. As inscrições para o MMCB estão abertas desde o início de abril e podem ser feitas em qualquer concessionária Scania ou em postos credenciados, até 27 de julho próximo. Mais informações pelo site www.melhormotorista.com.br ou telefone 0800 772 9822.