Por João Geraldo

A nova de linha de caminhões com capacidade superior a 45 toneladas de PBTC é a grande novidade da Volkswagen Caminhões e Ônibus para a 16a edição da Fenatran, Salão Internacional do Transporte. Lançada recentemente, trata-se de uma família de veículos equipados com motores de 9 litros e 368cv de potência, o que significa um crescimento da marca no segmento do transporte rodoviário de cargas, uma vez que sua maior potência até então estava nos cavalos mecânicos equipados com motor de 318cv.

O lançamento da nova linha de caminhões estava anunciado desde setembro do ano passado, quando o presidente da companhia no Brasil, Roberto Cortês reuniu grupo de jornalistas brasileiros que cobrem o setor do transporte – que na ocasião visitavam a Feira de veículos comerciais de Hanover/Alemanha – e adiantou os planos da Volkswagen de lançar caminhões de maior potência, inclusive para tracionar composições do tipo bitrem para 57 toneladas de PBTC. As versões lançadas pela montadora e que estarão na Fenatran são a 19.370 4X2, para 48 toneladas de PBTC; a 31.370 6X4 para operações fora-de-estrada, como o transporte de cana-de-açúcar e a 25.370, um estradeiro para até 57 toneladas de PBTC.

Para crescer a potência de seus caminhões a VW recorreu ao motor NGD 370, de 9.3 litros produzido pela MWM-International, em Canoas no Rio Grande do Sul. Trata-se de um engenho que para equipar o Constellation teve alguns de seus itens modificados pela engenharia da montadora. Tanto é que basta verificar a tampa do cabeçote para ver o logotipo da Volkswagen estampado sobre sua superfície. Aliás, o motor mais potente é a principal novidade da família Constellation, já que a cabine também é nova e acaba de completar apenas dois anos de lançamento.

O engenho tem seis cilindros em linha com tecnologia de ponta, dentre elas o turbo de geometria variável, o qual está atrelado a um sistema de comando eletrônico que varia continuamente o ângulo de abertura das paletas conforme o motor é submetido. Outro ponto é o freio motor com 360cv de potência, que opera em duas fases. Numa delas na abertura hidráulica de uma das válvulas de escape de cada cilindro e na segunda a turbina aumenta sua pressão através do fechamento das paletas do estator. Os novos caminhões Volkswagen Constellation são equipados com caixa de marchas Ecosplit ZF 16S -1685 (16 marchas).

Outros produtos da montadora são os caminhões da linha Constellation médios com motores de 180 e 250cv e os semi-leves, leves e médios das séries Delivery e Worker, equipados com motores de 140 a 260cv de potência mecânicos e eletrônicos.