Por João Geraldo

A Mercedes-Benz do Brasil vive um momento de expansão no País, com ações que vão além da produção e vendas de caminhões. Depois de ter inaugurado a SelectTruck (loja de caminhões seminovos com garantia da fábrica), da Alliance Trucks Parts (peças originais com garantia e preços abaixo do praticado para itens genuínos) e da consolidação da linha de peças e componentes remanufaturados Renov, a empresa anuncia a chegada da nova geração do FleetBoard, tecnologia que integra um conjunto de serviços para gerenciamento e gestão de frotas.

Trata-se de um avançado sistema que reúne a informática com Internet e telefonia móvel, para possibilitar a gestão de frota e rastreamento de um modo moderno, num único aparelho. Roberto Leoncini, vice-presidente de marketing, vendas e pós-vendas da Mercedes-Benz destaca que a partir desta nova geração do FleetBoard, o cliente não precisa mais comprar o caminhão em um lugar, o sistema de gestão de frota em outro e o rastreador num outro. “Será parte de uma solução completa oferecida pela Mercedes-Benz”, resume o executivo.

Novo sistema integra informática, Internet e telefonia móvel e já sai de fábrica instalado nos caminhões Mercedes-Benz
Novo sistema integra informática, Internet e telefonia móvel e já sai de fábrica instalado nos caminhões Mercedes-Benz

Os serviços do novo produto, desenvolvido em parceria com a Zatix, começam a ser comercializados a partir de março deste ano, com preço de R$ 99,00 para o pacote mais simples. Outros mais completos são o Premium (fornece todo o estado técnico do veículo), Visão (pacote de segurança) e Visão Plus.

O sistema sai de fábrica em toda a linha Mercedes-Benz ou pode ser instalado na rede de concessionários. De acordo com Leoncini, o aparelho não pode ser manipulado ou retirado e caso ocorra, nada mais funciona no veículo e o bloqueio é feito de forma progressiva. Primeiro reduz a velocidade do caminhão para 10 km/hora e quando desligado, o motor não volta a funcionar. Leoncini destaca que desta vez o Brasil está sendo o pioneiro e que a Europa e outros países irão receber esta tecnologia. “A Mercedes-Benz investiu mais de 40 milhões de reais para desenvolver esta nova geração”, concluiu.

O FleetBoard disponibiliza vários serviços, tais como mapa digital que permite ver o veículo, sua rota, entre outros itens e oferece inteligência embarcada que calcula e transmite informações sobre o estilo de direção, oscilação no uso do acelerador, direção defensiva etc, as quais podem ajudar a reduzir os custos operacionais, em até 15%, conforme explica André Weisz, responsável pelo FleetBoard no Brasil. “Para garantir a eficiência do sistema, contamos com uma equipe própria de consultores para prestar todas as informações sobre este serviço inovador no País”, acrescentou. Ele reforça ainda que é possível fazer um diagnóstico do caminhão à distância, uma análise técnica como se o veículo estivesse na oficina. “Estamos apenas começando um novo mundo”, finalizou Cileneu Nunes, CEO da Zatix, empresa fundada em 2008 da fusão da Linker, Omnilink e Graber.