O tema Controle de Quilometragem constantemente retorna em nossos Boletins, pois temos sido consultados quase que diariamente no intuito de indicar um sistema confiável para esse fim. Sempre dissemos aqui que os pneus representam uma parcela importante nos custos de operação de um veículo de transporte, seja ele de carga ou de passageiros.

Para se definir qual a melhor marca de pneu e qual a melhor reformadora, um bom sistema de controle é essencial para isso. Quando um pneu de carga começa a trabalhar, o correto é abrir uma ficha como se fosse uma certidão de nascimento para ele. Essa ficha pode ser em computador e até em papel e sistema manual.

Tudo o que ocorre durante a vida útil de um pneu tem de ser registrado nessa ficha, pois existe um acúmulo de custos e, paralelamente, acúmulo de quilometragem que vai informar quanto ele custou por quilômetro rodado no final de sua vida útil. E esse é o índice que indica qual a melhor marca de pneu, combinada com a melhor reformadora.

Portanto quando somos questionados qual a melhor marca de pneu do mercado, informamos que essa informação tem que vir do próprio consumidor, pois cada um opera em regiões diferentes, com cargas diferentes, condições de estrada e temperatura diversas, além daqueles que operam em todo o País. O pneu construído para operar no Brasil tem que suportar condições muito mais diversas, por exemplo, que um pneu feito para trabalhar somente na Europa.

No Brasil temos vários tipos de estradas, climas, geografia entre tantos outros fatores, e o pneu tem que suportar todas essas variáveis sem apresentar fadiga em nenhuma condição específica. Para exemplificar, um pneu que roda no Sul do País tem o mesmo composto de borracha que um pneu que roda no Nordeste. Não que o resultado final vai ser o mesmo, mas também não podem ser muito diferentes.

Esse Boletim é de responsabilidade do Consultor na área Automotiva Pesada, Guilherme Junqueira Franco, que tem a formação TTS – Truck Tire Specialist (Especialista em Pneus de Caminhão). Dúvidas poderão ser tiradas diretamente pelo e-mail: [email protected] ou [email protected]