Cáries, tártaro e gengivite são apenas alguns problemas odontológicos causados pela falta de higiene bucal. Porém, existem outros males, um deles é a endocardite bacteriana, infecção do revestimento interno do coração ou de suas válvulas, que pode ser desenvolvida caso o indivíduo não mantenha bons hábitos bucais. E o pior: em alguns casos pode até levá-lo à morte. Para reforçar este alerta, dados divulgados pelo INCOR – Instituto do Coração, mostram que 40% dos pacientes atendidos, com a endocardite bacteriana, apresentam má higiene bucal.
O cirurgião-dentista responsável pelo Odontomóvel, unidade móvel que oferece atendimento odontológico gratuito aos carreteiros, Dr. Cássio Melo, alerta que um sangramento na boca pode permitir que certas bactérias bucais entrem no sistema sangüíneo e atinjam válvulas ou tecidos que foram enfraquecidos por um problema cardíaco pré-existente.
“As doenças cardiovasculares afetam milhares de brasileiros e se posiciona como a segunda causa de mortes no País”, diz o profissional. Ele acrescenta que muitos tipos de doenças cardiovasculares podem ser prevenidos controlando seus fatores de risco, entre eles a doença periodontal, que incide nos elementos de sustentação dos dentes. A literatura científica, conforme lembra o cirurgião, diz que pessoas com doença periodontal são duas vezes mais susceptíveis a desenvolver doenças cardíacas do que aquelas com gengivas saudáveis.
Assim, indivíduos com problemas no coração, ou com propensão a tê-los, devem redobrar a atenção com a higiene bucal e visitar o médico e dentista regularmente, conforme explica e aconselha o Dr. Cássio. “Converse com o profissional sobre qualquer problema cardíaco que estiver sentido e liste todos os medicamentos que estiver tomando. Ele anotará as informações e tomará decisões sobre o tratamento dentário adequado”, finaliza. (DG).