Por Elizabete Vasconcelos

Com data marcada para iniciar suas atividades industriais no Brasil, destaca sua entrada no mercado brasileiro com a apresentação de três modelos para aplicações distintas. Fabricante de produtos de ponta, com boa presença no mercado europeu, onde detém mais de 15% de participação no segmento acima de 15 toneladas, a DAF tem planos de atuar no País, inicialmente, com os modelos XF105, com configuração 6X4, CF85 e LF55, ambos 4X2. A estratégia da empresa é oferecer veículos rodoviários, para distribuição urbana e operações de transporte variadas.

O DAF XF105 é equipado com motor Paccar MX340, de seis cilindros e 12.9 litros, com 460cv de potência. Trata-se de um estradeiro equipado com caixa de transmissão ZF de 12 ou 16 velocidades com opção pela transmissão automatizada AS-Tronic também da ZF. O modelo deverá ser disponibilizado com duas opções de cabine, a Space, uma unidade que se destaca pelo espaço, e a Comfort.

Já o CF85, também com motor de 12.9 litros, possui potência de 360cv cavalos, caixa de câmbio ZF de 12 de velocidades, seis cilindros e motor MX265. Segundo a empresa, o modelo CF85 está disponível em diversas configurações de eixos e distâncias entreeixos, desde cavalo-mecânico a caminhão rígido de três e quatro eixos. O modelo oferece opção de cabine-leito.

DAF CF85 será disponível em diversas configurações de entreeixos, cavalo-mecânico e com chassi
DAF CF85 será disponível em diversas configurações de entreeixos, cavalo-mecânico e com chassi

A versão LF55, disponível na configuração 4X2, é equipada com motor de 5.88 litros, seis cilindros e 250cv de potência e caixa de transmissão ZF de seis velocidades. Este modelo será disponível com cabine curta e tem disponibilidade de peso bruto entre 12 e 21 toneladas, além de oferecer o peso máximo de até 32 toneladas. De acordo com a fabricante, a Série LF tem variedade de opções de distâncias de entreeixos e de potência de motor. Todos os motores dos veículos DAF atendem à legislação de emissões com o sistema SCR.

FÁBRICA NO BRASIL

Recentemente, a Paccar formalizou a instalação de uma fábrica da DAF na cidade de Ponta Grossa/PR, projeto com previsão de investimentos de US$ 200 milhões e geração de 500 novos empregos. A unidade deverá iniciar as operações em abril de 2013, com a montagem dos modelos LF, CF e XF. “Será uma das mais avançadas instalações da Paccar”, garante Bob Christensen, vice-presidente executivo do Grupo em comunicado emitido pela companhia em julho deste ano. “Os mercados de caminhões na América do Sul estão crescendo e proporcionarão excelentes oportunidades a longo prazo”, finalizou o executivo.