Nova geração do Iveco Daily recebeu um pacote de atualização que foi além de uma cara nova, pois passou a incorporar avançados sistemas de segurança que tornaram toda linha mais competitiva para concorrer na faixa de carga entre 3,5 e 7 toneladas de PBT
Por João Geraldo
Uma das novidades desse final de ano para o segmento de distribuição urbana e serviços em geral é a nova Iveco Daily. A linha 2020, que começa a ser entregue aos clientes em abril, é a terceira geração no Brasil e chega com um pacote de mudanças. As novidades se estendem aos novos sistemas de segurança, design e conforto. Velha conhecida do mercado brasileiro, a linha Daily, que atende ao segmento de 3,5 a 7 toneladas de PBT, com versões furgões, chassi cabine e vans de passageiros.
As novidades começam pelo design mais aerodinâmico e que se assemelha ao que roda na Europa e outras partes do mundo. A nova grade frontal (preta ou cromada), mais os faróis que ficaram mais altos e o para-choque tripartido e novos espelhos retrovisores são fortes indicativos de que se trata de uma nova Daily. A motorização continua sendo a mesma equipada com o propulsor F1A e F1C produzido pela FPT nas potências na faixa de 130, 150 e 170 cv.
O interior da cabine também passou por mudanças. O painel de instrumentos apresenta várias funções (controle de cruzeiro, limitador de velocidade, mensagens de feedback e manutenção). Já o sistema multimídia com tela de 7 polegadas touchscreen contém funções ativadas pelo reconhecimento de voz para Android Auto e Aple Car Play o ar-condicionado digital.
As mudanças no interior da cabine tiveram também o objetivo causar a sensação de que se está dirigindo um automóvel de passeio. Por conta disso o isolamento acústico foi aprimorado para tornar mais agradável o ambiente de trabalho do motorista. E o volante de direção com coluna ajustável ficou menor (38 mm de diâmetro) e ganhou comandos de telefone e voz. Ainda na parte da cabine, o para-brisas tem um novo ângulo de inclinação para melhorar a visibilidade do condutor.
“Estamos cada vez mais modernos, e a inserção de novas tecnologias embarcadas no conceito da Daily mostra isso”, disse Thiago Carlucci, diretor de marketing da Iveco para a América do Sul. O executivo acrescentou que no quesito economia de combustível, a novidade está em um botão chamado de EcoSwitch, projetado para reduzir o consumo de combustível.
Na parte de segurança, o sistema de freio é totalmente novo, com servo freio de câmara dupla que nas frenagens reduz a distância de parada do veículo. Outra novidade no campo da segurança é o Programa de Estabilidade Eletrônica (ESP) que atua no controle do torque do motor e nos freios freando individualmente cada roda quando o veículo se torna instável.
O pacote de segurança se completa com o Assistente de Freio Hidráulico, que aumenta a pressão do freio quando o pedal é acionado de forma rápida; Sistema hidráulico que detecta a condição anormal do sistema de freio e aumenta a pressão do circuito até a intervenção do ABS e Sistema de controle que intervém no torque e no freio para aumentar a capacidade de manobra caso de o veículo perder aderência das rodas dianteiras entre vários outros que garantem maior dirigibilidade e segurança do veículo.
De acordo com a engenharia da Iveco, as novas dimensões de chassi, com o aumento do entre-eixos e do comprimento total dos furgões, aprimoraram a o centro de gravidade e manobrabilidade da versão furgão. As mudanças possibilitaram metragens de 7,3 m³, 9 m³ 10,8 m³ e 12 m³ para a versão de 3,5 toneladas e de 12 m³, 16 m³ e 18 m³ para as versão de 5 toneladas. Já o chassi-cabine a novidade é a versão 45.170 para o setor eletricitário e saneamento. Outra novidade é a 65.170, substituta da 70.170.
Uma pergunta que certamente o leitor irá fazer é a seguinte: não tem opção automática da nova Daily? Ainda não, e quando vier a caixa será com caixa automática, que já está sendo testada pela engenharia da Iveco, mas sem data de lançamento. Aliás, o principal concorrente, cujo novo modelo também acaba de ser lançado e igualmente moderno, por enquanto também só é disponível com transmissão mecânica.