Por Elizabete Vasconcelos

Após conquistar projetos importantes como a fábrica da norte-americana Paccar – que produzirá caminhões da marca DAF – e da chinesa Sinotruk, o Paraná pretende receber outros investimentos de fabricantes de veículos automotores. Uma das iniciativas neste sentido foi a criação de uma força-tarefa por parte de um grupo formado por 20 empresários do setor de peças para demonstrar os potenciais produtivos do Estado.

Segundo o governador Beto Richa, a parceria é de extrema importância, pois existem muitas companhias de peças do Estado que atendem também diversas montadoras em outros mercados. Portanto, “têm conhecimento de mercado”. Ele destacou ainda que no último ano o Paraná atraiu investimentos que somam R$ 9 bilhões. “Cidades paranaenses se transformaram em importantes pólos industriais automotivos, não só pela quantidade de indústrias e de fornecedores, como também pela qualidade da mão de obra, localização geográfica estratégica e aspectos logísticos em constante aprimoramento”, acrescentou o governador.

Como resultado o Estado tem fortalecido seu parque industrial. De acordo com os mais recentes dados IBGE, no acumulado de 12 meses o crescimento da indústria local foi de 5,1%. No período, os setores que mais impulsionaram a economia foram caminhões, cabos de fibra ótica, gasolina, diesel, metais e madeira.