Mercedes-Benz atualiza toda sua linha de caminhões 2018, apresenta soluções em conectividade, anuncia alto investimento em novos produtos e modernização de suas fábricas em São Paulo e Minas Gerais, e lança série especial do Actros que revive os modelos L-1111 e L-1113

Por João Geraldo

Telediagnose
Entre o L-1111, lançado em 1964, e os serviços conectados em 2017, a Mercedes-Benz revive o passado em série especial do Actros com design retrô

A Mercedes-Benz participou da Fenatran deste ano com um grande pacote de novidades para o público transportador de carga. Junto às mudanças aplicadas aos modelos da linha 2018 a soluções na área de conectividade com frotistas e motoristas, a empresa anunciou também a chegada de um programa de fidelidade para o início do próximo ano – para o qual a empresa projeta crescimento de 20% nas vendas de caminhões – e anunciou investimento superior a R$ 2 bilhões em suas instalações no Brasil, já atenta ao futuro do mercado brasileiro de caminhões.

Como todos os demais grandes fabricantes de caminhão, a Mercedes-Benz tem forte atuação e presença no campo da conectividade, área na qual apresentou aos transportadores, entre outras soluções, uma ferramenta que identifica a necessidade de manutenção do caminhão e aciona o gestor da frota. Trata-se do Fleetboard Telediagnose, através da qual a gestão do caminhão é feita à distância, em qualquer ponto onde o veículo estiver.

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Actros especial com cabine verde retrô e chassi pintado em vermelho remetem a modelos produzidos no passado pela Mercedes-Benz

O projeto de Telediagnose da Mercedes-Benz levou 12 meses de desenvolvimento e pode reduzir em até 20% o tempo de manutenção do caminhão. O sistema pode identificar 3.280 falhas catalogadas e proporciona desconto de 20% no seguro Bradesco, mas corrige remotamente o problema. O presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO da América Latina, Philipp Schiemer, destacou que essas tecnologias reforçam a crescente tendência do uso da conectividade e da interatividade da companhia em oferecer soluções online que ajudem os clientes da marca a ter maior disponibilidade do veículo.

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Detalhes do volante e bancos revestidos em couro bege e preto, mais cortinas e tapetes especiais, dão requinte ao interior da cabine da série especial

O executivo acrescentou que essa ferramenta, mais a ampliação dos negócios com o TruckPad – permitirão a conexão com os motoristas 24 horas por dia. O Fleetboard sai instalado de fábrica – e não ativado – em todos os modelos Actros desde 2014 e na linha Atego a partir de 2015. Philipp Schiemer adiantou que a partir de janeiro de 2018, todos os caminhões Actros vendidos no Brasil sairão de fábrica com Fleetboard ativado”, concluiu.

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De acordo com especialista da Mercedes-Benz, a Telediagnose capta falhas do motor, caixa de câmbio, embreagem e freio, entre outros componentes e envia as informações para uma central de relacionamento com o cliente, instalada na unidade da empresa em Campinas/SP. As irregularidades são classificadas de acordo com a gravidade e, se for o caso, a indicação do envio do veículo para o concessionário mais próximo, mediante consentimento do transportador.

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A atualização de produtos e serviços oferecidos pela marca vai receber aporte de R$ 2,4 bilhões para o período de 2018 a 2022. A empresa informou que o valor será destinado à modernização das fábricas de caminhões e chassis de Ônibus de São Bernardo do Campo/SP e Juiz de Fora/MG. Atualmente as duas unidades estão recebendo investimento de R$ 730 milhões, que teve início em 2015 e termina no início de 2018.

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Telediagnose lançado pela Mercedes-Benz pode identificar, remotamente, até 3.280 falhas no caminhão

Em relação ao novo aporte, Philipp Schiemer explica que os novos investimentos fazem parte da preparação da empresa para a esperada recuperação do mercado brasileiro, apesar de ser ainda lenta e também dos baixos volumes de vendas. O executivo aposta também na evolução do mercado externo que tem realizado renovação e ampliação de frota com produtos Mercedes-Benz fabricados no Brasil.

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Schiemer: com a conectividade vamos oferecer soluções online 24 horas por dia

No mercado brasileiro, a estimativa da empresa é de crescimento das vendas em torno de 20% em 2018. Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas, marketing e peças & serviços caminhões e ônibus, afirmou que o nível de consulta por parte dos clientes, aumentou de forma consistente, o que confirma a tendência de crescimento. Ele destaca que junto com o transporte de grãos, cana e demais atividades do agronegócio, outros setores já dão sinais de retomada. Ele destaca a mineração, transporte de gases e líquidos, combustíveis e produtos frigorificados, que demandam muito de caminhão.

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Todos os caminhões Mercedes-Benz da linha chegam ao mercado com várias novidades. No caso do Accelo são 15, que vão da cabine estendida à caixa automatizada de seis velocidades, entre outras; o Atego recebeu 15 modificações que incluíram novas caixas automatizadas e mais opções de funções no piloto automático, entre outras. Já o Axor teve o túnel do motor rebaixado em 100mm entre outras novidades no sistema de frenagem, de partida em rampa etc. O Actros, por sua vez, recebeu uma suspensão que teve entre outras mudanças suspensão mais robusta, piloto automático que prioriza o consumo de combustível e desempenho e sensor de inclinação entre outras novidades.

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Fábricas de São Bernardo do Campo e Juiz de Fora vão receber mais investimentos para esperada recuperação do mercado

ACTROS RETRÔ

Inspirada nos modelos L-1111 e L-1113, clássicos da marca Mercedes-Benz, e dos quais foram vendidas mais de 240 mil unidades no Brasil, o Actros Série Especial apresentado pela companhia tem design retrô que remete aos dois caminhões clássicos da marca, lançados em 1964 e 1970, respectivamente.

A série é facilmente reconhecida pela cor verde, a mesma que já foi identidade dos dois modelos antigos, assim como o chassi pintado na cor vermelha. O interior da cabine reúne luxo e requinte, com tecidos e couro que combinam as cores bege, preto e verde “retrô”, desde a forração dos bancos ao painel, tapetes, cortinas e revestimento do volante, procurando sempre valorizar a combinação de cores que associam modelos L-1111 e L-1113.

Roberto Leoncini explicou que a série especial faz os clientes reviverem uma forte referência do L-1111 no modelo Actros. Disse também que a opção por produzir somente 21 unidades é uma forma de ressaltar a importância da 21ª Fenatran. São 15 Actros da versão 2651 6X4 e seis  da 2546 6X2.  “Os modelos clássicos sempre foram atração na Fenatran, agora é a vez do Actros brasileiro fazer história nesse Salão e representar o DNA dos caminhões Mercedes-Benz”, comentou.

Leoncini lembrou ainda que os dois modelos do passado que inspiraram a série especial  do Actros se destacavam na época pela cabine semiavançada arredondada. “Os clientes, especialmente os motoristas, eram apaixonados por esses caminhões. Por isso a série retrô é uma homenagem a esses transportadores que iniciaram sua trajetória com esses modelos e alcançaram sucesso”.  O executivo destacou ainda que os caminhões da marca sempre trouxeram inovações em tecnologia, desempenho conforto e segurança, conquistando motoristas e clientes.