Problemas relacionados à falta de higiene, e, como consequência, doenças de ordem gengival que podem levar até a perda de dentes, ocupam o primeiro lugar na boca da população, conforme diz o cirurgião-dentista Cássio Melo. Segundo ele, 38% das pessoas que passam pelo seu consultório móvel, montado sobre o chassi de um Ford Cargo 815, apresentam esse tipo de ocorrência.
Acompanhando essa realidade dos brasileiros, os procedimentos mais executados foram raspagem corono-radicular e profilaxia (limpeza dos dentes). “Tivemos casos mais graves, como perda de dentes por periodontites, pulpite e inflamação do nervo dental, considerada uma das piores dores que o ser humano pode suportar. Nesses casos, anestesiamos dentro do dente para aliviar a dor”, revela.
Dr. Cássio explica que, apesar de o motorista de caminhão ser o público principal do programa Sorrindo com a Ford, familiares e profissionais de outras áreas que fazem parte do dia a dia do carreteiro, como frentistas, borracheiros, mecânicos e eletricistas, além da comunidade carente, também são beneficiados com o programa. “O Odontomóvel virou uma referência na área de saúde e mostrou, pela sua experiência, a necessidade desse tipo de atendimento. É muito importante que outras empresas sigam o exemplo”, acrescenta o cirurgião. (DG)