Os sistemas de direção, suspensão e freios trabalham em conjunto e são montados no veículo num pacote. Como existem diversos pontos de articulações e de desgastes, com o uso do veículo os parâmetros de Geometria Veicular sofrem alterações. E esses valores precisam ser conferidos e ajustados periodicamente, para que fiquem dentro dos padrões estabelecidos pelo fabricante do veículo, mantendo a integridade no que diz respeito principalmente à segurança.

Com as novas tecnologias envolvendo  novos veículos com muita eletrônica embarcada, entre outros elemtnso,  é necessário utilizar equipamentos cada vez mais sofisticados, consequentemente, de maiores custos para um correto diagnóstico e ajustes. E o fato é que nem todos os profissionais da mecânica têm cacife para aquisição desse tipo de equipamento.

O futuro da manutenção de veículos se aproxima de uma incógnita, pois vai aumentar cada vez mais a distância entre as novas tecnologias e as oficinas mecânicas. Hoje, o alinhamento correto de veículos mais sofisticados exige o uso de equipamentos de última geração, que acompanham as novas tecnologias. Temos visto veículos  modernos sendo alinhados em equipamentos antiquados, sem nenhuma tecnologia atual.

É recomendado, ao se levar um veículo para alinhar, saber qual equipamento será utilizado, fugindo de equipamentos antiquados, sem manutenção e sem atualização de banco de dados. Outra providência é saber se o equipamento a ser utilizado é homologado pela montadora do veículo e pelo fabricante do pneu. Essas observações já são um bom ponto de partida.

Outro ponto é se técnico é preparado para fazer o serviço. Treinamento de alinhadores é um ponto crítico,  pois temos observado operadores manuseando equipamentos de última geração do mesmo modo como operavam aparelhos ópticos ou a laser. Hoje, para o alinhamento de caminhões e ônibus o equipamento deve ser o CCD, com oito sensores precisos e confiáveis. Com esse tipo de aparelho se consegue alinhar perfeitamente todos os eixos de uma composição, pois a referência é sempre o chassi.

Um veículo bem alinhado traz benefícios no desgaste dos pneus, economizando muito e aumentando a quilometragem, bem como na economia de combustível devido a redução dos arrastes provocados por desalinhamentos de eixos.

Esse Boletim é de responsabilidade do Consultor na área Automotiva Pesada, Guilherme Junqueira Franco, que tem a formação TTS – Truck Tire Specialist (Especialista em Pneus de Caminhão). Dúvidas poderão ser tiradas diretamente pelo e-mail: [email protected] ou [email protected]