Por João Geraldo
De um total de 113,9 mil caminhões acima de 3,5 toneladas de PBT comercializados no ano passado, o maior volume de vendas foi obtido – pela primeira vez – pela MAN Latin America – fabricante da linha Volkswagen, cujo modelo 24-250 foi o mais vendido no País em 2009 e conquistou o prêmio de Caminhão do Ano. Volvo, Mercedes-Benz e Ford também obtiveram destaque em 2009, com seus modelos Pesado, Leve e Semileve, respectivamente Texto João Geraldo Pelo segundo ano consecutivo, o Volkswagen Constellation 24-250 foi eleito o “Caminhão do Ano” pelo Prêmio Lótus edição 2010, por ter sido o modelo mais vendido entre todos os demais produzidos no País. No total, foram registradas 7.341 unidades durante o ano passado, volume que lhe garantiu também a conquista do título de Caminhão Semipesado do Ano.
A marca, que passou a fazer parte do Grupo MAN Latin America, se sobressaiu também como a Melhor Marca do Ano em Caminhões, com as vendas de 34.341 unidades, Melhor Marca do Ano em Caminhões Leves, com 10.450 unidades, Caminhões Médios, 6.024 unidades e Marca do Ano em Caminhões Semipesados, com 12.315 unidades vendidas. A premiação à MAN é resultado do desempenho obtido em 2009 que lhe garantiu , pela primeira vez, a liderança no mercado brasileiro de caminhões acima de 3,5 toneladas de PBT.
O Prêmio Lótus 2009, que realizou em março sua 17ª edição, elegeu, no total, 24 categorias incluindo Caminhão Pesado, Semipesado, Médio, Leve e Semileve; Marca do Ano em Ônibus; em Chassis Urbanos, Rodoviários e Leves, Furgão Leve; Van e Camioneta. A premiação segue os números oficiais de vendas divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva), com base em números informados pelos próprios fabricantes.
Outra montadora que também conquistou vários prêmios foi a Mercedes-Benz, com quatro troféus. Um deles pela conquista do título de Caminhão Leve do Ano, com o modelo 710, do qual foram vendidos 6.466 unidades durante o ano de 2009. O modelo L 1318 ficou com o título Médio do Ano, com 2.767 unidades vendidas. A montadora levou também prêmio no segmento de chassis de ônibus, urbano e rodoviário, respectivamente.
A Volvo, por sua vez, comemorou a conquista do troféu Caminhão Pesado do Ano, pelas vendas de 3.935 unidades do modelo FH 440 e a Scania foi eleita a Marca do Ano em Caminhões Pesados, com vendas totais de 8.324 unidades durante o ano de 2009. Ainda no segmento de caminhões, a montadora premiada com o troféu Marca do Ano em Caminhões Semileves e também pelo Caminhão Semileve do Ano foi a Ford, com o modelo F-350, que atingiu vendas de 2.412 unidades no ano passado. Outras empresas premiadas foram a Agrale (Marca do Ano em Chassis Leves e de Chassi Leve do Ano) e Hyunday Caoa (Camioneta do Ano).