Por Daniela Giopato

Surpresa e emoção foram os principais sentimentos transmitidos pelo autônomo Moisés Sanches, 41 anos de idade e 20 de estrada, de São Roque/SP, ao receber o seu Ford Cargo 1617, ano 94/95, totalmente reformado, depois de aproximadamente 40 dias parado na oficina do Esquadrão Caminhão, em Londrina/ PR. O veículo, que originalmente era toco e com carroceria do tipo graneleira ganhou terceiro e sider. Além disso foi equipado com o sistema híbrido de rastreamento da JaburSat. “Esses dois itens, mais todas as alterações feitas na parte mecânica do veículo, como motor e câmbio e pneus novos, vão permitir que o Moisés carregue mais e possa negociar fretes mais caros”, afirma Ricardo Imperatriz, diretor de marketing da JaburSat.

“Realmente não esperava que fosse ficar tão diferente. Tenho certeza de que com todas essas mudanças feitas e com o sistema de rastreamento as coisas vão melhorar, e muito. Com o antigo caminhão estava difícil de conseguir uma boa carga. Depois das festas de final de ano eu volto para a estrada. Agora é vida nova”, festejou Moisés ao lado da esposa Benise. Outra grande notícia foi dada pela Transportadora Mirassol, que além de fornecer o sider ofereceu a oportunidade de Moisés trabalhar durante o ano de 2007 como agregado da empresa, assim estará com frete e faturamento garantidos.

O Ford Cargo chegou à oficina do Esquadrão Caminhão com placa “vende-se”, por conta das dificuldades que Moisés estava enfrentando para pagar o último ano do financiamento pelo sistema CDC, que havia contraído quando comprou o seu caminhão. Nos últimos meses, o faturamento tinha caído muito porque não conseguia bons fretes. “Neste período eu fiquei sabendo do projeto e pedi para a minha esposa escrever a carta para o programa e por sorte fui escolhido”, lembra.

O projeto Esquadrão Caminhão tem por objetivo a inclusão social dos motoristas de caminhão e devolver às estradas os caminhões de profissionais que diante de dificuldades financeiras não conseguiram manter o veículo em boas condições para o transporte. A entrega do terceiro caminhão foi realizada no dia 20 de dezembro, em Londrina/PR.

Empresas que apóiam o projeto: Goodyear/Renato Pneus, América Rodas e Maxion; Suspensys; e seu representante regional a Rodoparaná que instalou o Kit Truck; Fix Implementos, que forneceu as lonas para o sider; parceria Ford-Cummins (motor remanufaturado); parceria Ford-Eaton (caixa de câmbio); Arvin Meritor (rolamentos e freios); Castrol (óleo lubrificante); Baterias Reifor; Pomgar (direção hidráulica); Takvel (climatizador); Gardinotec (amortecedores); Centauro Latarias (limitadores de porta); Platodiesel (platô e disco); Unipac (tanques de combustível); Usistamp (parafusos); MSAM Distribuidora (peças em geral) e Tim, no funcionamento do sistema de rastreamento.