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O mercado de caminhões usados teve grande importância nos negócios das montadoras durante o ano de 2016. A MAN Latin America, por exemplo, anunciou que adquiriu 541 veículos seminovos, 80% a mais que em 2015. Em números, informou a empresa, foram 541 unidades originárias de negociações envolvendo a troca por modelos zero quilômetro. O consórcio também contribuiu para alavancar as vendas de pesados ano passado.

O vice-presidente de vendas, marketing e pós-vendas da companhia, Ricardo Alouche, lembrou que o negócio ganhou força devido à crise econômica do País. O executivo explica que os clientes usaram veículos usados como parte do pagamento na aquisição de novos e assim obtiveram redução no total do valor a ser financiado.

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A entrega de 400 veículos comerciais pelo consórcio demonstra a importância da modalidade para a Man Latin America
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Caminhões usados como parte do pagamento na compra de novos reduziram valor de financiamento de clientes, destacou Ricardo Alouche

“Em momentos de economia recessiva, e alta competitividade, é preciso ser diferente e criar novas fórmulas de comercialização, disse Alouche, acrescentando que os clientes que desejavam renovar suas frotas também enfrentaram dificuldades em negociar os usados com motoristas autônomos devido à baixa do mercado. Ainda de acordo com o executivo, os caminhões usados adquiridos pela MAN Latin America têm garantia de procedência e passam por revisão antes de serem vendidos.

Durante o ano de 2016 foram comercializados 332.144 caminhões usados no País. Os números são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Segundo a entidade, comparando com modelos novos, a média do ano foi de 6,8 unidades para cada modelo zero quilômetro. Em 2015 a média foi de cinco usados para cada novo: 71.787 zero quilômetro e 329.281 usados vendidos.

CONSÓRCIO EM ALTA

O  consórcio também teve grande importância nos negócios da MAN Latin America e nas estratégias de distribuição de veículos comerciais da montadora no varejo. Entre 2015 e 2016 a empresa entregou 400 unidades das marcas Volkswagen e MAN pela modalidade, conforme disse Carlos Rocca, gerente de operações comerciais e pedidos especiais de caminhões.

Ele disse que o consórcio tem ganhado cada vez mais importância para a montadora e a expectativa é positiva em relação ao número de cotas ativas a serem contempladas pelos grupos em andamento. Um número que supera 3.000 cotas, segundo Rocca. Em 2016, a MAN Latin America vendeu 2.178 cotas de consórcio – as quais representaram crescimento de 110% em relação a 2015, por meio das administradoras de consórcio BR Qualy e Maggi.

“A modalidade deverá seguir em alta nos próximos anos, refletindo o amadurecimento do mercado consumidor que passou a enxergar no consórcio uma importante forma de planejamento para ampliação e renovação da frota”, acrescentou.

CAMISA DE CILINDRO

Uma das primeiras novidades da MAN Latin America para 2017 é a oferta da camisa de cilindro original para reparo do bloco do motor. Ricardo Alouche diz que trata-se de um componente desenvolvido pela engenharia da empresa para ser disponibilizado aos clientes com custo reduzido. “Para se ter uma ideia das vantagens, a vida útil do motor pode ser ampliada significativamente com a oportunidade da instalação da camisa por três vezes para esse reparo” detalhou. A peça está disponível na rede e conta com garantia de um ano da montadora se instalada na própria rede.